O atendimento nas agências do INSS continuará suspenso até o dia 22 de maio, como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus no País. A decisão foi autorizada por portaria publicada no Diário Oficial da União de 30 de maio. Com a continuidade do fechamento das unidades do Instituto, os serviços prestados pelo INSS podem ser solicitados pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares.
O Instituto colocou em sua página na internet uma série de textos e vídeos com explicações do passo a passo de como utilizar alguns dos serviços por meio remoto. Quem ainda precisa se cadastrar no Meu INSS para ter acesso aos serviços remotos pode assistir ao vídeo disponível no endereço inss.gov.br/
Depois que fizer o cadastro, a pessoa que precisar, por exemplo, apresentar algum documento complementar, a chamada exigência, pode acessar o link inss.gov.br/e-
Medidas
Vale lembrar que, por causa do fechamento das agências e da necessidade de evitar aglomerações, o INSS adotou medidas para evitar que os segurados e beneficiários precisem sair de casa. Entre elas, estão a suspensão da obrigatoriedade de fazer prova de vida nos bancos, a dispensa da perícia médica presencial para aqueles que requerem benefícios por incapacidade, a possibilidade de pedir pelo Meu INSS mudança de recebimento do pagamento de cartão magnético para conta corrente, a prorrogação automática do auxílio-doença, entre outras.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode acessar o site do INSS (www.inss.gov.br), ligar para o telefone 135 ou consultar o Meu INSS, no endereço gov.br/meuinss ou baixar o aplicativo para celulares.