A paralisação do comércio no ABC por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), fez com que uma parcela de comerciantes corressem na contramão e se readequassem ao meio digital na esperança de não perder o faturamento com a segunda principal data do varejo, o Dia das Mães, celebrado este ano no dia 10 de maio.
Para diminuir os prejuízos, lojistas reativaram páginas na internet, intensificaram postagens e até mesmo lançaram seus negócios nas redes, ainda que sem treinamento e capacitação. Exemplo disso é a empreendedora Neuma Alves, proprietária da multimarcas Insensatez, tradicional loja situada no centro de Ribeirão Pires, que se readequou com vendas no meio digital.
Apesar de ter fechado temporariamente o espaço físico, Neuma apostou nas transmissões ao vivo, postagens e vídeos no facebook para que os clientes pudessem conferir as peças, efetuar as compras e presentear as mães nesta data tão especial. “Essa readequação não foi e não está sendo fácil, é um aprendizado constante, mas que sabemos que trará bons frutos”, relata confiante.
A novidade é que, além de apresentar os atrativos da coleção Outono/Inverno – que são especiais para a data nas redes, quem se interessar pode conferir as peças, que vão do básico ao mais avantajado, de forma presencial, com o serviço casa a casa. “Levamos as peças para que os clientes possam ver tamanho, experimentar e até mesmo comprar pessoalmente”, explica.
A sugestão para quem deseja aproveitar a época é apostar nos conjuntos, calças ou blazers. “Temos alguns looks montados que são de chamar atenção e com acabamento de qualidade, disponíveis a pronta entrega”, sugere. A loja aceita, ainda, doação de produtos não-perecíveis para montagem de cestas básicas a serem doadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Quem também apostou na estratégia das redes sociais foi Josy Dias, proprietária da Loja Villa Verde, ainda em Ribeirão Pires. Em entrevista ao RD, a empreendedora declara ter reforçado as postagens nas redes sociais para sair na tentativa de angariar boas vendas no seu segundo Dia das Mães com a loja em funcionamento.
“Em função da pandemia tivemos que engajar melhor com promoções, frete grátis e a famosa ‘malinha’, em que levamos até o cliente os looks para prova sem sair de casa, tudo para que pudéssemos manter a relação saudável com nossa clientela”, conta.
Com o isolamento social, Josy declara já ter percebido queda na movimentação. “Mesmo gerando pedidos as vendas já caíram drasticamente, acredito que não chegaremos nem a 30% do que foi vendido no ano passado, mas de qualquer modo estamos na luta”, declara.
Tricot que custavam R$ 89 passaram a custar R$ 79, bolsas caíram de R$ 89 para R$ 69, enquanto há opções de camisetas a partir de R$ 19 e calças a R$ 89. Quem se interessar em ver o catálogo e efetuar compras, pode acessar o instagram da loja @lojavillaverde.
Internet impulsiona procura em 200%
Em meio a pandemia, há ainda, os que viram no isolamento social, uma nova oportunidade de negócio, caso da Floricultura Flor de Liz, em Santo André, que habitualmente já trabalhava com vendas no meio digital mas que notou aumento considerável na procura ao longo das últimas semanas.
Em entrevista ao RD, o sócio proprietário Gilberto do Nascimento Gomes conta que por conta do isolamento social, novos clientes passaram a buscar a loja, o que fez com que as vendas crescessem significativamente. “Depois da pandemia percebemos que muitas pessoas passaram a comprar pela internet, além da nossa clientela, nosso índice de novos clientes atingiu o ápice, 200% no aspecto de novos contatos”, relata.
Com isso, a esperança de Gomes é alavancar as vendas para a data, que também já apresentaram crescimento em relação aos últimos anos. “Temos percebido uma maior procura para agendamentos e esperamos com isso crescer em média de 20 a 30% em relação aos dois últimos anos, que foram bem fracos”, projeta esperançoso.
A sugestão para a data são as rosas e vasos de flores, a exemplo da begônia, bem quista pela maioria das mães, conforme explica o empreendedor. Compras a partir de R$ 130 possuem, ainda, frete grátis para ABC e região metropolitana.
Compras na internet crescem
A Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) feita pela Universidade Metodista mostra que, conforme passam-se os anos, a internet aponta saltos de 10 a 15% como meio de compras, com destaques para vestuário (30%), perfumes e cosméticos (26%) e flores (10%) como as opções mais escolhidas.
Conforme explica o coordenador de estudos do Observatório e professor de Ciências Econômicas da Metodista, Sandro Maskio, este ano este número tende crescer ainda mais. “Por conta da pandemia esse número está cinco vezes mais alto, as pessoas optaram ainda mais para o digital, e quem não se readequar, não deve colher bons frutos”, alerta.
Especialmente para o Dia das Mães, as principais homenageadas serão as mães (61%), sogras (13%) e avós (11%) e o fluxo comercial deve ficar em R$ 93 milhões, queda de 30% ante os R$ 129 milhões gastos no ano passado.
Shoppings se adaptam ao drive-thru
Os shoppings Praça da Moça (Diadema), Mauá Plaza Shopping e Shopping ABC (Santo André) adaptaram suas lojas para atendimento personalizado via Whatsapp para escolha e agendamento da retirada de presentes para o Dia das Mães. Ao todo são mais de 100 operações que contam com vendas online e entregas por delivery, com objetivo de minimizar os possíveis impactos econômicos devido à pandemia do novo coronavírus.
É possível fazer o pagamento na hora, no estacionamento de cada empreendimento, sem sair do carro, com todos os cuidados de higiene recomendados. Os telefones e horários de funcionamento de cada shopping estão disponíveis nos sites de cada empreendimento.