Coop inova ao implementar serviço delivery no ABC

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) mudou o hábito de muitos brasileiros, como a rotina de ir ao supermercado e percorrer os corredores para escolher os produtos. Com o isolamento social, a Coop (Cooperativa de Consumo) anuncia um novo serviço para clientes do ABC, o delivery, vendas via aplicativo que permitem que o cliente receba os produtos na porta de casa, sem precisar se deslocar ao supermercado.

O serviço, que virou tendência na internet, passa a funcionar oficialmente em breve na região. “Por enquanto estamos na fase de testes, com aproximadamente 400 cooperados que fazem parte do grupo de risco. Inicialmente, o serviço será apenas para uma segmentação específica de cooperados a fim de que seja possível realizar os devidos ajustes operacionais que forem necessários. Em seguida, será expandido para um raio maior de segmentação, até chegar a todas as praças onde a Cooperativa mantém unidade e aos cooperados interessados na sua utilização. No momento, ainda não previsão da data em que o serviço de delivery estará em sua total plenitude de utilização”, anuncia o presidente executivo da Coop, Marcio Valle, em entrevista ao canal RDtv.

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O porta-voz da cooperativa explica que os clientes (especialmente os mais vulneráveis), que preferem se resguardar, poderão fazer as compras a partir do portal da Coop, disponível nas plataformas iOS e Android. Nele, o consumidor pode escolher os itens que deseja comprar, método de pagamento e agendar a entrega em domicílio. “Nós separamos as mercadorias, embalamos e levamos até a casa do cliente, mediante ao agendamento que deve ser feito no próprio site ou app da Coop”, esclarece. Ainda não há um valor estipulado para o frete até as residências.

Quem busca praticidade e conveniência pode optar, ainda, pelo serviço do Coop Retira, em que o cooperado ou cliente seleciona os produtos que deseja levar via site oficial da Coop (www.portalcoop.com.br), faz o pagamento e agenda um horário para retirá-los nas lojas. O serviço abrange diversos produtos separados por gêneros com itens de açougue e hortifrútis, bebidas, perfumaria, produtos de limpeza e de pet shop. “Por meio do Coop Retira, o cliente pode realizar a compra via internet e retirar no setor específico do supermercado, sem necessidade do cliente descer do carro”, completa.

Somente no período de pandemia, o serviço da Coop Retira apresentou alta de pelo menos 800% nas operações da cooperativa, passou de 100 para 800 vendas mensais. “Foi um resultado extremamente expressivo e que chegou a suprir o que esperávamos”, comemora o executivo.

(Foto: Banco de Dados)

Aumento na procura

O distanciamento social forçado pela covid-19 fez também com que mais consumidores comprassem alimentos e produtos de higiene nos supermercados, o que garantiu a mudança de comportamento dos consumidores. De acordo com o executivo, desde que a pandemia começou, o movimento nos supermercados cresceu 22% diante ao mesmo período do ano passado, enquanto nas drogarias da Coop o movimento disparou em 37%, justificado pela alta procura e ações de prevenção da população.

“Muitos pensavam que os suprimentos iriam acabar, então iniciaram uma busca desesperada pelos produtos, principalmente nas lâminas de barbear e produtos básicos, como arroz, feijão, óleo e medicamentos, o que resultou na alta”, comenta o executivo. Ainda assim, houve redução no fluxo de pessoas que frequentam o supermercado. “Apesar do ticket e gasto médio terem passado de 13% para 20%, houve redução de 10% no fluxo de clientes, que deixaram de frequentar tanto o supermercado para comprar de uma única vez”, destaca Valle.

Para isso, a Coop intensificou a contratação de pessoal para o meio virtual, que ganhou força com o isolamento social. “Tivemos de contratar, temporariamente, mais 150 pessoas para suprir a demanda e reforçar as operações. Dessa forma, não houve só uma mudança no comportamento do consumidor, mas também da própria Coop, que hoje está totalmente adaptada para atender todos os clientes”, afirma.

Recomendações

Como forma de amenizar o impacto social, a Coop intensificou o processo de higienização de ambientes, carrinhos de compras, cestas, prateleiras e caixas do supermercado. Mesmo assim, o executivo orienta que idosos e/ou pertencentes ao grupo de risco deem preferência para buscar os supermercados em horários com menor fluxo de pessoas. “Temos implementado medidas de fiscalização de fluxo de pessoas nos estacionamentos dos supermercados, drogarias e até nas lojas, mas é importante que, quem faz parte do público de risco, priorize a ida ao supermercado em horários mais tranquilos, de preferência pela manhã”, sugere.

Ainda para garantir a proteção dos clientes, a Coop disponibilizou máscaras de proteção aos funcionários, álcool em gel para os consumidores e encapou as máquinas de cartão em todos os caixas de supermercados e drogarias. Além disso, vai investir ainda mais na higienização com a compra de termômetros digitais para medir a temperatura corporal dos clientes nas próximas semanas.

Novas operações

Ainda este ano a Coop vai inaugurar pelo menos outras duas operações de supermercados na região, uma em São Caetano e outra na avenida Dom Pedro I, em Santo André, na antiga garagem da Planeta Transportes e Turismo. Além disso, outras quatro operações já estão na fase final de assinatura de contrato e construção de modelo de negócio, com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2021.

Supermercados e drogarias serão inaugurados na região (Foto: Divulgação)

Inicialmente, neste ano, a Coop previa a inauguração de 11 drogarias, mas em razão de uma negociação recente que vai ao encontro de seu projeto de expansão, houve a aquisição de outras 20 drogarias (do Supermercado Big) espalhadas em várias cidades de São Paulo, inclusive Diadema e São Bernardo do Campo. Dessa forma, o total de drogarias até o final de 2020, deverá chegar a 76. Em breve, entrará em operação a unidade instalada na Avenida D. Pedro II, em Santo André, na altura do número 1861 – Bairro Campestre.

Com previsão proposta para este ano de crescimento em 8% na implementação de supermercados e outros 12% nas drogarias, Marcio Valle destaca o crescimento expressivo da marca. “Prevíamos um aumento mais modesto, o que superou nossas expectativas. Chegamos ao incremento de 14% nos supermercados, enquanto nas drogarias o crescimento foi de 17%, diz. A cooperativa possui 32 lojas de supermercados, sendo 24 no ABC, três postos de combustíveis e 56 drogarias.

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