Organizações espanholas entram em acordo para a retomada do fEs

O futebol na Espanha, pelo menos os treinamentos dos clubes, está perto de voltar a ser jogado. Em um comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira, o Conselho Superior de Esportes (CSD, na sigla em espanhol) do país, a LaLiga (empresa que organiza o Campeonato Espanhol) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla em espanhol) entraram em acordo para alinhar a retomada dos treinamentos profissionais de futebol, sujeitos às decisões tomadas pelo Ministério da Saúde do país e pela evolução da propagação do novo coronavírus (covid-19) em território nacional.

Segundo o CSD, os treinos serão realizados “enquanto as condições sanitárias permitirem” e seguirão todos os “protocolos rígidos de saúde”, que focam na proteção dos jogadores. A reunião entre as organizações, realizada no último sábado, ainda decidiu que parte das receitas, oriundas dos direitos de imagem do futebol, serão direcionadas aos demais esportes federados, olímpicos e paraolímpicos.

Newsletter RD

Irene Lozano, presidente do CSD, Javier Tebas, presidente da LaLiga, e Luis Rubiales, presidente da RFEF, firmaram, durante o encontro, a criação de um fundo de contingência de mais de 10 milhões de euros (R$ 57,4 milhões) com o intuito de ajudar atletas vulneráveis. Além disso, foi-se estabelecida a elaboração de um código de conduta, que será aplicado para dirigentes e agentes do futebol e permite “fortalecer um diálogo honesto e sincero, além de facilitar boas relações entre as diferentes instituições de futebol”.

As organizações afirmaram que trabalharão em conjunto para o fortalecimento da imagem da Espanha, como um país onde a prática esportiva é realizada de forma segura. Este é um passo importante tomado pelas entidades futebolísticas espanholas, tendo em vista a candidatura do país ibérico para a realização da Copa do Mundo de 2030.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes