Domingo de Páscoa será o primeiro da história sem missas presenciais

Dom Pedro Carlos Cipollini em bate papo pela internet com fiéis. (Foto: Divulgação)

O bispo diocesano de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipolini realiza neste sábado (11/04), às 18 horas a vigília, que será transmitida pelo Facebook da Diocese, e no domingo a tradicional missa de Páscoa também será transmitida pela rede social. Essa foi a estratégia usada pelo clero para manter a tradição católica durante o isolamento social causado pelo novo coronavírus, que levou também a suspensão das missas na igreja católica bem como cultos e manifestações religiosas que gerem aglomeração de pessoas.

Essa será a primeira vez que a missa de Páscoa será rezada sem a presença dos fiéis. Além da missa da Diocese outras 87 paróquias do ABC farão transmissões pela internet. As celebrações diferentes do costume católico, estão ganhando adeptos. De casa milhares de pessoas acompanham os ritos da igreja. Como a paróquia Matriz Imaculada Conceição de Mauá, que, além do Facebook, lançou uma conta no YouTube nesta sexta-feira (10/04) e alcançou, em menos de três horas, o número de inscrições para fazer as transmissões ao vivo, mil inscritos. A primeira transmissão ao vivo foi da Celebração da Paixão de Cristo, que aconteceu na tarde do mesmo dia.

Newsletter RD

Paróquia Menino Jesus de São Bernardo teve celebração da Sexta-feira Santa pela internet. Nos bancos da igreja apenas os nomes dos fiéis. (Foto: Reprodução)

A Paróquia São João Batista, de São Caetano, por exemplo, postou na sua página no Facebook a liturgia completa para a Sexta-feira Santa. Já na Paróquia Menino Jesus, do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, a missa da Sexta-feira Santa também foi transmitida ao vivo e nos bancos estavam colados papéis os nomes dos fiéis, seguidores das redes sociais da igreja. O RD mostrou também no início de abril que as igrejas estão usando até fotos nos bancos, caso da paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila São José, em Diadema, onde o padre Leandro Alves Figueiredo, decidiu colar fotos de 1.078 fiéis nos bancos da igreja e celebra as missas pelo Facebook e mostrando essas fotografias. Em Mauá, o pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, padre William Mariotto Torres, sai aos domingos em carro aberto levando a imagem do Santíssimo pelas ruas do bairro.

Dom Pedro Cipollini fez referência ao meio tecnológico usado durante o isolamento para levar a palavra de Deus aos fiéis. “Mesmo que não nos vejamos, somos um só corpo, a igreja de pedras vivas como diz São Pedro”, disse o religioso.

Dom Pedro Cipollini tem usado as redes sociais. (Foto: Divulgação)

A mensagem de Páscoa do bispo tem forte ligação com o momento pelo qual o mundo passa. “Quero neste momento desejar uma feliz Páscoa a você. O que é a Páscoa? É a passagem da morte para a vida, Jesus morreu na cruz mas ressuscitou, glorioso, vitorioso sobre a morte. A morte o engoliu, mas lá de dentro ele fez a morte implodir e morrer; não tem mais força. Passamos pela morte, mas ela não nos destrói; isso é a ressurreição. Assim, nesse tempo de pandemia do coronavírus, que nos amedronta e nos deixa inseguros incertos, é um momento de tristeza e de morte mas nós cremos na ressurreição, nós cremos na vida e na vitória sobre tudo isso, sobre toda essa provação que estamos passando. E com a graça de Deus e com a força do Cristo Ressuscitado e sairemos mais fortes mais unidos, mais purificados desse momento tão difícil para nós. E para que essa Páscoa de Cristo, essa paz de Cristo esteja no seu coração, tirando todo o medo e toda a angústia, em nome de Jesus, quero te abençoar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Feliz Páscoa”.

A diocese disponibilizou um link (https://bit.ly/34h82LK ) que tem os endereços eletrônicos das 87 paróquias que farão celebrações de páscoa neste domingo. O link https://bit.ly/2V19i2G vai trazer a transmissão da missa da Diocese.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes