Com vendas em queda, revendedor sugere em “esticar” Páscoa até junho

Osvaldo Nunes, da Chocolândia, que criou mecanismo para manter as vendas através da internet. (Foto: Reprodução)

Estimativa da Apas (Associação Paulista de Supermercados) dá conta de que as vendas dos produtos de Páscoa, não apenas os chocolates, mas peixes e vinhos, vão cair 10,5% nas vendas em toda a região metropolitana de São Paulo, por conta do isolamento. Entidades que reúnem o setor produtivo realizam ações de marketing para estimular o consumo, no varejo lojas e supermercados organizam atendimento do tipo drive-thru, há também a proposta de “esticar” a Páscoa até junho, quando, espera-se, que a curva de infecção pelo novo coronavírus, o Covid-19, tenha se achatado e as medidas de isolamento relaxadas.

A Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) e a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) promovem a campanha #VaiterPáscoa.  O objetivo é incentivar a celebração da data mesmo em momento de isolamento social e fomentar as vendas dos produtos sazonais com todo o cuidado e o respeito à saúde e à segurança dos consumidores. “Não podemos deixar que o isolamento nos traga desânimo. Assim como temos nos adaptados para realizar tantas coisas à distância, vamos encontrar uma alternativa para celebrar a Páscoa, uma data tão tradicional na cultura do povo brasileiro”, afirma o presidente da entidade, Ubiracy Fonsêca.

Newsletter RD

Ovos de Páscoa são os mais procurados na época, mas isolamento vai comprometer parte das vendas.  (Foto: Pedro Diogo)

O setor que trabalha mais especificamente com chocolate é o que deve sofrer mais. Na Chocolândia, loja especializada no atendimento ao consumidor final e também aqueles que produzem ovos de Páscoa para vender, o volume de vendas está muito abaixo do esperado para o período. “Compramos 3,1 mil toneladas de produtos, e vendemos apenas 35% até agora”, contabiliza Osvaldo Nunes fundador e diretor da rede de lojas que está há 36 anos no mercado. Para evitar perdas, a rede adotou o serviço de compras on-line onde o cliente faz o pedido e retira na loja como num drive-thru. Os pedidos podem ser feitos por e-mail ou pelo whatsapp. As lojas da marca que tradicionalmente funcionariam 24 horas nesta época estão trabalhando das 7 às 23hs inclusive no sábado e no domingo de Páscoa. Apenas a matriz está funcionando de forma ininterrupta.

Outra estratégia que está sendo preparada é a de alongar o período de Páscoa. “É uma data tradicional no país e importante para os cristãos, e vamos ter a Páscoa, mas a intenção é ampliar o consumo de chocolate até 14 de junho, quando a curva de transmissão do coronavírus estiver achatada como esperamos. Podemos seguir consumindo o chocolate até lá”, anuncia Nunes. A Chocolândia tem loja em Santo André. Para fazer o pedido o cliente pode mande e-mail para vendas.sandre@chocolandia.com.br ou mensagem  para o número 9.6817-8052.

Antes da pandemia chegar ao país, a Apas esperava uma alta de 2,2% de alta nas vendas de produtos típicos da época, se comparado com o ano passado, agora, frente a projeção de queda de 10,5%, os supermercados estão repassando descontos oferecidos pela indústria, que não quer ficar com estoque encalhado. “Alguns fornecedores oferecem descontos de até 15% para poderem vender mais seus estoques e os supermercadistas têm repassado esse desconto para os consumidores”, diz a associação em nota.

Lojistas do Shopping ABC também encontraram uma forma diferente de vender durante o isolamento social. Nesta quinta-feira (09/04) o centro de compras promove a Páscoa Drive Thru. Os pedidos podem ser feitos diretamente para a loja participante, por meio do WhatsApp (números abaixo), com agendamento para retirada na Doca 1 (entrada pela Av. Pereira Barreto). O pagamento é feito na hora, com a comodidade de ter, inclusive, máquina de cartões à disposição. As lojas participantes são: Cacau Show – WhatsApp 9 8636-7951; Chocolates Brasil Cacau – 9 97071401; Chocolateria Brasileira – 9 8122-7162; Casa Bauducco – 9 7196-5807; Havanna – 9 7957-3931; e Sodiê Doces – 9 6158-5508.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes