Com a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas escolas da região utilizam plataformas digitais para suprir a demanda educacional. Exemplo é o Colégio Singular – com unidades em Santo André, São Bernardo e São Caetano – que em cumprimento ao decreto estadual adequou o calendário escolar de maneira virtual, por meio de plataforma própria da instituição (Singular APP) e serviços de streaming – distribuição de conteúdo multimídia através da internet.
A ideia é replicar ao máximo a experiência de sala de aula no ambiente virtual e manter a rotina de estudos para os mais de mil alunos inscritos em toda a rede do ABC. “Ainda enfrentamos muitos desafios para nos adequarmos nesse meio (internet), uma vez que tivemos dias para fazer o planejamento e adequação, mas estamos trabalhando duro para manter o ensino”, afirma o professor Enzo Marcon Takara, do Colégio Singular.
Em entrevista ao RDtv, o docente explica que o corpo diretivo e professores trabalham por meio da plataforma própria desde o início da pandemia no Brasil. Segundo Takara, em um primeiro momento, os professores gravavam aulas em estúdios e disponibilizavam o material online para os estudantes. “Tínhamos dois estúdios para gravação das aulas e fazíamos o upload dos arquivos. Acontece que são mais de 900 aulas ao dia, então nos adaptamos em nossas casas para não desfalcar o cronograma”, explica.
O desafio proposto, segundo o Takara, é manter a relação entre aluno e professor de forma individualizada em tempos de isolamento, sem a possibilidade de contato presencial para esclarecimentos instantâneos das dúvidas. “Nada substitui a aula presencial, mas foi algo inesperado, então tivemos que nos adaptar com essa dinâmica de ensino e tentamos atender o mais breve e da melhor maneira possível”, acrescenta.
Para isso, além da própria plataforma do aplicativo, os professores utilizam ferramentas como Youtube para subir as aulas, Instagram para receber e esclarecer dúvidas e Drive para subir atividades, resolução de exercícios, correções e arquivos adicionais. “A ideia é que possamos manter a interação para que os estudantes não fiquem desmotivados e possam esclarecer qualquer tipo de dúvida”, completa.
Pais podem ajudar na aprendizagem
As redes sociais e a utilização da plataforma de ensino a distância do Singular permitem ainda que o professor mantenha controle da sala de aula com ajuda de pais e responsáveis, que agora podem monitorar os filhos nas atividades. “Agora os pais podem acompanhar a aprendizagem dos seus filhos e ajudar na rotina com motivação para que eles mantenham os estudos sem desinteresse”, orienta.
O horário para exercer as atividades, segundo o professor, pode ser adaptável e de acordo com a rotina, mas é necessário praticar todos os dias como se os estudantes estivessem em aula presencial. “Não precisam iniciar os estudos tão cedo como acontece nos colégios, mas é importante que mantenham os estudos entre seis e oito horas ao dia, como acontece na escola”, acrescenta.
O recurso de gravação das aulas auxilia também nesse quesito, em que os alunos não tem horário específico para exercer as atividades mas que não deixem de estudar. “Isso permite que o aluno tenha a liberdade para ver e rever as aulas sem qualquer tipo de comprometimento”, explica.
Um bom exemplo de que as ações estão dando certo é a aluna Samyra Zago Rimi Vieira, da 3ª. série do Ensino Médio da unidade andreense do Colégio, que tem se dedicado para garantir uma vaga no curso de Direito na próxima maratona de vestibulares. Ela está focada em priorizar as matérias que têm menos facilidade e revisando o que já foi visto neste ano, com muitos exercícios e resumos.
“Algo que tem me ajudado muito é estudar pela manhã, sinto-me mais ativa. Estabeleci uma rotina diária, anotei as matérias mais importantes, assuntos para estudar, além de fazer intervalos para melhorar meu rendimento. Acredito que dessa forma, quando voltarem as aulas, não ficarei tão perdida. Estou me dedicando aos exercícios enviados pelos professores, os quais são conteúdos de vestibular, e fazendo algumas redações, com diversos temas”, relata a vestibulanda.
Já Camille de Queiroz Lima, aluna do Cursinho Singular Anglo Santo André, busca uma vaga em Ciência e Tecnologia na UFABC e classificou a tarefa de estudar em casa como um enorme desafio. “Estava adaptada à rotina do cursinho, com absolutamente tudo em dia. No entanto, foi um choque para mim as aulas à distância. A primeira semana foi complicada, mas decidi voltar para a rotina de cursinho presencial, estudando das 7 às 13h30. Nesse período, assisto às videoaulas, faço anotações e volto a estudar às 15 horas com foco nas listas de exercícios”.
Preparatório
Os professores do colégio adotaram, ainda, um esquema de treinamento para quem faz parte do cursinho pré-vestibular da instituição. Ainda que sem as aulas presenciais, os professores disponibilizam material e exercícios na internet, além de manterem plantão de redação virtual, onde os professores enviam temas a serem redigidos, os alunos escrevem e recebem as correções via foto. “É uma forma de manter a prática da redação e exercitá-los para quando as provas forem remarcadas, eles estarem prontos para receber uma boa pontuação”, declara.