Diadema tem terceiro caso de Coronavírus e ABC contabiliza 34 confirmações

Terceira vítima é moradora de condomínio como os dois primeiros, mas apenas um caso é reconhecido pela secretaria estadual de Saúde. (Foto: PMD)

Oficialmente Diadema tem apenas um caso de coronavírus, reconhecido pela Secretaria Estadual de Saúde, porém a prefeitura acompanha pelo menos outros dois casos confirmados na cidade. O terceiro foi comunicado hoje pela direção de um condomínio no Centro da cidade. Na nota distribuída aos moradores o corpo diretivo informa que “existe a confirmação de contágio pelo Covid-19”.

O comunicado informa ainda que o condomínio está seguindo as orientações dos órgãos públicos. No conjunto de apartamentos além das áreas comuns estarem fechadas, estão proibidas visitas e entrada de prestadores de serviço. A síndica Jisele Oliveira, disse que o paciente é profissional da saúde e atua em hospital da Capital. Após a confirmação do caso ele, a esposa e o filho do casal estão em isolamento domiciliar. Ela, que é síndica profissional e atua também em outros dois condomínios em Diadema, disse que desde o início da pandemia, todas as medidas de higienização foram reforçadas. “Compramos hipoclorito, produto usado em higienização hospitalar para limpar as áreas comuns, usamos também muito cloro e instalamos dispensers com álcool gel por todo o condomínio. A limpeza de todas as áreas de toque foram reforçadas e são feitas a cada três horas, e incluem maçanetas, botões de elevador e corrimãos”, explicou. “Além disso disponibilizamos informes e até gravei um vídeo para os moradores”, conclui.

Newsletter RD

O primeiro caso registrado na cidade e o único considerado oficial é de uma enfermeira, moradora de condomínio, que se contaminou no trabalho e que está internada em hospital na Capital; na segunda-feira (23) mais um caso foi divulgado, de outro morador de outro condomínio na cidade, desta vez um idoso que testou positivo após sintomas de gripe e que também está internado em São Paulo ele é morador de condomínio, no Parque Sete de Setembro, e nesta terça-feira (24) surge este novo caso.

Em nota a prefeitura informa que está monitorando todos os casos, os que são informados oficialmente e os casos cujas informações cheguem por outros meios. “A Prefeitura de Diadema informa que a Vigilância Epidemiológica está monitorando todos os casos notificados formalmente pelos serviços de saúde e também aqueles que toma conhecimento por outros meios, antes do recebimento de notificação oficial”.

Em vídeo publicado em sua rede social, na segunda-feira (23) o prefeito Lauro Michels falou do caso oficial e admitiu o segundo caso informado voluntariamente à prefeitura. Já nesta terça-feira (24), na mesma rede social, o verde se ateve apenas ao caso oficializado pelo governo do Estado  por ser o único  que já teve todos os protocolos da Secretaria Estadual de Saúde cumpridos. Segundo ele a cidade tem ainda 19 casos suspeitos, 27 profissionais de saúde com sintomas da doença e três óbitos em investigação.

Região tem 34 confirmações

Dados divulgados pelas prefeituras da região apontam que o número de casos confirmados por coronavírus (Covid-19) nas sete cidades do ABC subiu de 20 para 33 em cinco dias. Segundo informações, são 12 pacientes em São Caetano, seguido de São Bernardo (9), Santo André (7), Diadema (3), Mauá (2) e Ribeirão Pires com uma confirmação. Rio Grande da Serra não tem nenhum caso confirmado. Outras 980 pessoas seguem sendo monitoradas com suspeita da doença.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes