Dois prefeituráveis de 2016 resolveram juntar forças para o ano de 2020, em São Caetano. O ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM) confirmou nesta quinta-feira (5) que formará chapa com o ex-vereador Fabio Palacio (PSD) na disputa pelo comando do Palácio da Cerâmica. Ao canal RDtv, o democrata relatou que o formato da dupla ainda passará pelo crivo da população por intermédio de pesquisas.
“Lá na frente, conforme quem estiver melhor e a opinião pública ter a tendência de ir para aquele candidato, nós vamos escolher um para prefeito e outro para vice”, explicou o ex-chefe do Executivo. A ideia é que os dois nomes sejam colocados de forma separada, apresentados como pré-candidatos a prefeito, e depois em conjunto para saber o que os eleitores acham.
Ao ser questionado sobre o mesmo assunto, Fabio Palacio não falou diretamente sobre a futura parceria com Paulo Pinheiro, porém relatou que aproveitou a data de seu aniversário (5/3) para convidar todos os pré-candidatos de oposição para uma conversa franca sobre os pontos em comum. “Temos de nos juntar em cima dos pontos em comum e não buscar a divergência sobre os pontos conflitantes”, disse o ex-parlamentar.
No PSD desde 2018, quando tentou vaga como deputado federal, Palacio mantém o cenário com o seu nome para a cabeça de chapa, o que, a princípio, colocaria Pinheiro prontamente como seu vice, apesar de o ex-vereador não confirmar diretamente qualquer tipo de situação com o ex-prefeito.
“Vamos continuar juntos fazendo oposição à atual administração e vamos continuar essa caminhada como pré-candidatos e depois, na época oportuna como candidatos, quando for registrar a candidatura”, afirmou Paulo Pinheiro.
Pinheiro disse que os quatro integrantes da oposição estão se definindo para qual partido vão. “Para outros que estão na situação e que queiram vir para nossa composição estaremos abertos para o diálogo; se se encaixarem nos partidos que estão em nosso arco de aliança”, acrescentou.
“Em nenhum momento houve dúvida, a pré-candidatura a prefeito é uma realidade, já trabalhamos com isso desde o final da eleição para deputado. Agora no ano eleitoral, abrindo a janela partidária, estamos montando uma série de alianças, uma grande coalisão para chegar nessas eleições de uma maneira muito forte. Estamos na expectativa, nestes 30 dias, de alguns vereadores que já são conhecidos, que já são esperados e outros que não são esperados, mas que estejam alinhados nas nossas fileiras para fazer a nossa cidade realmente muito melhor”, explicou.
Ainda é aguardado o posicionamento de outros atores políticos da cidade para a consolidação das chapas. A expectativa é que tudo seja fechado perto das convenções que ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto.