Falta de água volta a perturbar moradores de Mauá e Santo André

(Foto: Divulgação)

A novela da falta de água na região voltou a assolar moradores de Mauá e Santo André em pleno feriado de Carnaval. A promessa feita no ano passado pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra, de acabar com a falta de água, parece não ter surtido efeito para os moradores do Jardim Ana Maria, que ainda sofrem com o descaso no abastecimento.

O morador da rua Raul Pompéia, Ednei Rossi, relata que embora o problema tenha amenizado em sua residência, ainda sofre com a falta de água no período noturno. “Antes faltava água todos os dias, agora umas quatro vezes por semana”, lembra. Segundo ele, o problema de abastecimento inicia por volta das 22h, e as caixas voltam a receber água somente de manhã, após às 7h. “Passamos a noite toda sem água”, reclama.

Newsletter RD

Em Mauá, a dona de casa Neide Maria da Silva, moradora da rua Manoel Nascimento, no bairro Jardim Zaira, diz estar sem água nas torneiras de sua casa há pelo menos uma semana. “Enchem à noite, mas durante o dia ficamos sem uma gota de água sequer. Ficar mais de uma semana sem água é muito difícil”, reflete.

Questionada, a Sabesp informou em nota que faz a gestão de pressão noturna (das 23h às 5h) no setor Erasmo, que abastece a região da rua Raul Pompeia. A prática é recomendada pela Comissão Europeia para preservação da rede e redução de perdas, nos períodos de menor consumo. A Sabesp orienta os moradores que conectem torneiras, chuveiros, máquina de lavar e todos os equipamentos hidráulicos à caixa-d’água, como determina a norma da ABNT, com reservação suficiente para a demanda do imóvel para 24 horas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes