Durante o carnaval, golpistas se aproveitam da aglomeração de pessoas nas ruas para aplicar golpes ou realizar pequenos furtos. Além de redobrar a atenção nesses momentos, é indicado que o consumidor utilize bolsas, que fiquem mais à frente e próximas ao corpo, como doleiras e pochetes, para se prevenir contra roubo de senhas e cartões.
Veja algumas orientações da empresa de serviços financeiros Visa:
- Não deixar senhas expostas: Tanto em anotações na carteira, em bolsas ou em bloco de notas no celular.
- Não levar toda a carteira: Nesse momento, levar um cartão, no máximo dois para uma contingência, além de um documento com foto é uma boa forma de se prevenir.
- Se necessário, use um celular para as transações: Hoje é possível realizar o pagamento por aproximação usando celular, relógios ou pulseiras, e quase todas as maquininhas já aceitam esse tipo de transação. Assim, o folião pode deixar o cartão protegido em casa se preferir.
A transação só é liberada com a autenticação do portador daquele cartão cadastrado. Usa-se a biometria disponível no aparelho (digital ou autenticação facial, por íris) ou se digita uma senha numérica cadastrada no celular para aprovar a transação. É indicado também ter mais um fator de prevenção externo, como cadastrar a confirmação da compra para ser avisado por e-mail ou sms no momento em que é feita, assim é possível controlar os gastos e ser avisado caso tenha sido feita uma compra indevida.
O pagamento por aproximação é sempre mais ágil e pode ser feito por celulares, relógios ou nos próprios cartões que já estão habilitados pelos bancos. Auxilia na prevenção, já que o meio de pagamento não sai da sua mão e evita que falsos vendedores troquem o cartão em momento de distração, fraude comum entre as quadrilhas nos últimos anos. Ao fazer o pagamento e receber o cartão de volta, o fraudador faz a troca do cartão do portador por um outro parecido e pode usá-lo, já que teve acesso à senha quando digitou na maquininha.
No caso de perda ou roubo é indicado que o cliente comunique o mais rápido possível o banco, para que não tenha perda posterior, como retirada da conta ou uso do limite do cartão de crédito. No caso do cartão cadastrado no celular, é necessário que o portador entre primeiro em contato com a operadora de celular para cancelar a linha e também faça a comunicação para os emissores dos cartões que tem cadastrado naquele aparelho, para que os bancos possam tomar as medidas necessárias e realizar o bloqueio de tokens (dispositivo eletrônico gerador de senhas) e credenciais.