Ônibus não param em pontos e complicam vida de passageiros

Coletivos não fazem parada na Via Anchieta (Foto: Divulgação)

Diariamente a moradora de São Bernardo, Maria da Silva Cardoso, pega o ônibus intermunicipal (Linha 218 – Ferrazópolis) na volta do trabalho, no período da tarde. Acontece que, segundo a moradora, a partir do quilômetro 18 da Rodovia Anchieta, os ônibus da linha não param para o embarque e desembarque dos passageiros, o que impossibilita que muitos cheguem no horário esperado ao destino final, caso de Maria.

Segundo a reclamante, os passageiros que embarcam na região do DER (Departamento de Estradas de Rondagem) em São Bernardo, tem somente dois pontos de parada até que os coletivos finalizem a viagem, no Terminal Ferrazópolis. “Os motoristas não param no caminho porque dizem que é proibido, mas e quem precisa descer antes, como é o meu caso?”, questiona.

Newsletter RD

Em nota, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), responsável pelos coletivos da frota, informou que a regulamentação dos pontos de embarque e desembarque dos ônibus na via, é de responsabilidade da concessionária Ecovias. Segundo a companhia metropolitana, a empresa orienta as operadoras a respeitarem a legislação de trânsito, e assim realizar a parada somente em pontos autorizados, para preservar a segurança dos passageiros, motoristas e dos veículos.

No trecho do quilômetro 18 da Anchieta, por exemplo, não há pontos regulamentados, o que impede a parada dos ônibus na linha citada.

Questionada sobre a regulamentação de pontos de ônibus no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a Ecovias informou que a empresa responsável pelo transporte público decide o local onde há a necessidade de implantação de uma parada, envia a solicitação à Ecovias, que analisa as questões de fluidez de tráfego, sinalização e segurança viária no trecho. O projeto é submetido à avaliação da agência reguladora (Artesp), que analisa e pode ou não aprovar. Em caso de aprovação, a empresa responsável pelo transporte coletivo é quem realiza a instalação do ponto de ônibus.

Informa ainda que dentro da área de concessão da Ecovias, há dois pontos de ônibus regulamentados no trecho citado. O primeiro fica na altura do km 18 e o outro na altura do km 18+700. Sobre projetos para novas paradas, até o momento a empresa responsável pelo transporte coletivo não enviou nenhum para a Ecovias.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes