‘Messiah’, da Netflix, também causa polêmica

Não é apenas o especial de Natal do Porta dos Fundos que causa indignação entre religiosos e suscita pedidos de censura à plataforma de streaming Netflix. A série americana Messiah, veiculada desde 1º de janeiro, também é alvo de reclamações e abaixo-assinados.

Antes mesmo da estreia, uma petição online já exigia um boicote à Netflix. O governo da Jordânia, onde muitas cenas foram rodadas, pediu que a exibição da série fosse proibida no país. “Nós apoiamos fortemente a expressão artística e vamos lutar para defender esse importante princípio, que é o coração das grandes histórias”, informou a Netflix, em nota.

Newsletter RD

A série que desagrada igualmente a muçulmanos e cristãos conta a história de Al-Massih (vivido pelo ator belga de origem árabe Mehdi Dehbi). O personagem é uma liderança religiosa que surge no Oriente Médio em meio a uma tempestade de areia e salva Damasco de uma ocupação pelo Estado Islâmico.

Depois de impedir a invasão da capital síria, ele guia milhares de seguidores à fronteira com Israel, chamando a atenção da CIA e do Mossad.

A narrativa discute como a sociedade atual reagiria ao surgimento de uma nova liderança religiosa, um messias, em um mundo bombardeado por informações em tempo real e fake news. O protagonista ressuscita uma criança e anda por cima das águas diante de milhares de câmeras.

Embora não deixe claro qual é a religião do protagonista, a história é construída em torno da dúvida: Al-Massih é mesmo um novo messias ou seria apenas um charlatão? E se ele estivesse a serviço de alguma ideologia política ou religiosa?

“A série é provocativa”, afirmou seu criador, Michael Petroni, à AFP. “Mas provocativa não quer dizer ofensiva.” Petroni contou ainda que esperava muito barulho em torno da premissa, mas torcia por um debate instigante.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes