Presidente da Câmara diz que Trump é ameaça contínua à segurança dos EUA

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, qualificou o presidente Donald Trump como uma ameaça contínua à democracia americana e a Casa, radicalmente dividida, se envolveu em um debate sobre o impeachment antes da votação histórica sobre duas acusações de abuso de poder e de obstrução do Congresso contra o republicano.

Controlada pelos democratas, a Câmara iniciou um debate planejado para durar seis horas em que tratará dos dois artigos de impeachment – ou acusações formais – decorrentes das ações de Trump em relação à Ucrânia, e cujo tempo será fracionado igualmente entre os dois partidos sem direito a emendas.

Newsletter RD

Trump pode se tornar o terceiro presidente americano a ser impedido na Câmara. Antes deles, sofreram a medida Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1998. Richard Nixon renunciou em 1974 antes de o Congresso votar as acusações contra ele.

“Hoje estamos aqui para defender a democracia para o povo”, disse Pelosi, a democrata mais graduada do Congresso, em um discurso no plenário da Câmara depois de ler o juramento de lealdade, o que lhe rendeu aplausos de parlamentares de seu partido.

Enquanto o debate prosseguia, Trump usou o Twitter para rotular os procedimentos a cargo dos democratas como “uma agressão à América” e ao seu partido.

Em uma série de discursos no plenário da Câmara, republicanos defenderam o presidente e acusaram os democratas de tentarem depô-lo usando um processo injusto e manipulado para anular os resultados da eleição de 2016.

Votações separadas de cada uma das acusações devem ocorrer no início da noite e seguir os alinhamentos partidários – democratas a favor e republicanos contra.

“Se não agirmos agora, estaríamos negligenciando nossa função. É trágico que as ações irresponsáveis do presidente tornem o impeachment necessário”, acrescentou Pelosi.

“Ele não nos deu escolha. O que estamos debatendo hoje é o fato estabelecido de que o presidente violou a Constituição. É um fato que o presidente é uma ameaça contínua à nossa segurança nacional e à integridade de nossas eleições – a base de nossa democracia”, disse a presidente da Câmara.

Depois de Pelosi, o deputado Doug Collins, o republicano mais graduado da Comissão Judiciária da Câmara, disse: “Este é um impeachment com base na suposição. Isto também é basicamente um impeachment testado em pesquisas sobre o que realmente convence o povo americano… Justo é que não é. Sobre a verdade é que não é.”

Carta de Trump

Em uma carta de mais de cinco páginas em tom raivoso divulgada na terça-feira, Trump disse à Pelosi que “a história a julgará duramente”. Relembrando um famoso erro judicial do século 17, ele garantiu que teve menos direitos do que “aqueles acusados nos julgamentos das Bruxas de Salem”.

Além disso, em declarações a jornalistas na Casa Branca, Trump voltou a rejeitar as acusações. “É uma farsa total”, afirmou. Ao ser questionado sobre se tem alguma responsabilidade nesta crise, limitou-se a responder que “nenhuma”.

Na carta, acusou Pelosi de ser culpada. “É você que interfere nas eleições dos Estados Unidos. É você que mina a democracia americana. É você que obstrui a Justiça. É você que traz dor e sofrimento para nossa república, para seu benefício próprio – pessoal, político e partidário”, escreveu.

“Isso não é nada mais do que um golpe de Estado ilegal e partidário”, insistiu Trump.

Caso ucraniano

Menos de três meses após a eclosão do escândalo ucraniano, a Câmara dos Deputados, votará para decidir se acusa Trump de “abuso de poder” e “obstrução do Congresso”.

A primeira acusação diz respeito ao pedido feito por Trump à Ucrânia para que investigasse seu possível adversário eleitoral em 2020, o ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden. Em troca, Trump daria uma crucial ajuda militar para o país que enfrenta uma guerra com separatistas pró-russos.

A segunda acusação se refere à tentativa de bloquear os esforços dos legisladores para investigar as ações do presidente republicano. Tudo indica que os legisladores votarão de forma partidária, refletindo a profunda divisão da opinião pública.

De acordo com uma pesquisa CNN/SSR, 45% dos americanos querem que Trump seja afastado do cargo (um porcentual que sobe para 77% entre os eleitores democratas), enquanto 47% são contra.

Um grupo de parlamentares democratas moderados, eleitos em circunscrições eleitorais ligadas a Trump, disse que apoiará o julgamento do presidente, mesmo correndo o risco de perder eleitores.

“Meus anos de serviço no Exército me ensinaram a colocar nosso país em primeiro lugar, não a política”, declarou Mikie Sherrill, congressista por Nova Jersey.

“Sei que minha decisão vai incomodar algumas pessoas, mas fui escolhido para fazer a coisa certa, não a politicamente segura”, acrescentou Anthony Brindisi, representante de Nova York.

Julgamento no Senado
O julgamento de Trump no Senado provavelmente acontecerá em janeiro. Por enquanto, nas condições políticas atuais, a previsão é de que o presidente seja absolvido na Câmara Alta: seriam necessários pelo menos 67 votos para afastá-lo do cargo, e os republicanos ocupam 53 dos 100 assentos.

O líder republicano na Casa, Mitch McConnell, declarou na terça que “a investigação apressada” dos democratas da Câmara, visando à destituição do presidente, é um fracasso e rejeitou a exigência democrata de convocar novas testemunhas.

“Não é tarefa do Senado procurar desesperadamente maneiras de condenar (o presidente). Isso dificilmente seria uma Justiça imparcial”, criticou McConnell.

Disputa em 2020

Uma vez terminado o julgamento, republicanos e democratas mergulharão novamente na campanha para as eleições presidenciais de novembro de 2020, relegadas a segundo plano neste último trimestre.

Trump está convencido de que este episódio o beneficiará. Em um tuíte, ele observou que uma pesquisa recente do jornal “USA Today” faz dele um vencedor contra todos os possíveis candidatos democratas. (Com agenciais internacionais)

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes