Governo da BA deve lançar até três PPPs de saneamento no início de 2020

O governo da Bahia deve lançar no início do ano que vem três parcerias público-privadas (PPP) na área de saneamento. “Vamos licitar por região e bacia, eventualmente duas juntas, garantindo regiões mais atrativas com menos atrativas”, disse o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

De acordo com ele, serão ofertadas ao mercado uma PPP para atendimento à Região Metropolitana de Salvador, uma na região de Feira de Santana e outra relacionada ao Baixo Sul do Estado. Costa detalhou que no caso da PPP da região metropolitana, os investimentos estão estimados em cerca de R$ 700 milhões e envolvem barragem e adutora.

Newsletter RD

Já a PPP da região Baixo Sul está relacionada ao fato de que o Estado espera um forte desenvolvimento econômico na região com a construção do sistema viário Salvador – Itaparica, que inclui a construção de uma ponte conectando as duas cidades.

Ele salientou que a expectativa do Estado é que não seja necessário colocar recurso público nas concessões. “Os projetos serão autossustentáveis pela tarifa”, disse, após participar do leilão da PPP do sistema viário Salvador – Ilha de Itaparica, no qual haverá contraprestação por parte do poder público.

O executivo disse que o governo não pretende esperar a publicação do novo marco regulatório do saneamento para lançar as PPPs.

O texto, aprovado esta semana na Câmara dos Deputados, ainda precisa passar por apreciação do Senado, o que deve ocorrer no início do ano que vem. Atualmente, o projeto de lei define que PPPs assinadas em um prazo de um ano após a publicação da nova lei poderão ser mantidas como foram elaboradas.

Aeroporto

O governador também citou a intenção de lançar também em 2020 uma Parceria Público-Privada para um novo aeroporto de Porto Seguro.

Ele comentou que grupos alemães apresentaram proposta que agora está sendo analisada pelo governo. Já o aeroporto de Barreiras deve passar por obras com investimento público. “Por enquanto, não tem interesse”, disse, ao ser questionado sobre uma possível concessão.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes