Segundo pesquisa da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) o Natal deve ter vendas 5% acima do resultado do ano passado. O movimento das lojas no ABC também deve acompanhar o mesmo percentual.
“O Natal ocupa o lugar mais alto do podium, quando comparadas as datas mais importantes do 2º semestre para o varejo. Essa época permite que os lojistas prolonguem o horário de funcionamento das lojas, influenciando o consumo”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff. O ticket médio de compra pode variar entre R$ 150 e R$ 300, com destaque para os setores de vestuário, eletrônicos, seguido de cosméticos, segundo dados da pesquisa da entidade.
A pesquisa foi realizada com a participação das principais CDLs do Estado de São Paulo, que enviaram dados locais, como expectativa do crescimento das vendas e os segmentos que podem ser mais beneficiados.
“Vestuário, calçados e cosméticos devem ser os setores preferidos entre os consumidores para as compras de Natal”, comenta o presidente da CDL de Mauá, Josué Bueno. Na o tíquete médio pode variar entre R$ 300 e R$ 500, de acordo com a CDL de São Bernardo.
PIC
A estimativa da FCDLESP está muito mais otimista do que pesquisa realizada pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista, a PIC (Pesquisa de Intenção de Compra) realizada para este Natal, aponta que o tíquete médio na região vai ficar em R$ 132 e menor em 19% dos R$ 164 registrados no ano passado. Apesar da queda o estudo mostra que o gasto total de cada consumidor com a compra de presentes ficou parecido com o de 2018, R$ 406, o que significa que o consumidor está disposto a presentear mais pessoas.