A Pesquisa de Intenção de Compra, realizada pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista, mostra que apesar do ticket médio neste Natal ter caído de R$ 164, em 2018, para R$ 132 neste ano (queda de 19%), o consumidor está disposto a gastar, em todas as compras, valor semelhante ao do ano passado; em média R$ 406 contra os 413 do Natal anterior, o que significa que pretende presentear mais pessoas. Com isso, o comércio do ABC deve movimentar R$ 286 milhões, queda de 4% em relação ao período anterior.
O professor Moisés dos Santos, que coordenou a pesquisa, considera que a redução do preço do presente foi bastante significativa. “Mas o gasto total do consumidor com os presentes praticamente se manteve estável o que nos leva à conclusão de que ele está disposto a presentear mais pessoas”, analisa o economista da Metodista.
A pesquisa foi realizada nas sete cidades e entrevistou 573 consumidores entre 7 e 27 de novembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais e o índice de confiança de 95%. Aproximadamente 60% dos entrevistados ganham até cinco salários mínimos e 6,6% recebem 15 ou mais salários mínimos.
Para Santos, a insegurança do consumidor em relação à estabilidade do nível de emprego jogou uma âncora no consumo. Para o pesquisador, a previsão de queda do ticket médio e do movimento de caixa no comércio se deve principalmente à retração no setor industrial. O boletim IndústriABC, também da Metodista, aponta que as empresas da região operam com 41% de ociosidade. Além disso, a indústria de transformação regional perdeu 1.654 postos formais de trabalho entre janeiro e outubro. “O setor de serviços foi o que mais empregou, mas ao mesmo tempo também demitiu bastante, e como a região tem ainda muita dependência da indústria, o fechamento dos postos de trabalho afeta a economia. Quando as pessoas não têm uma perspectiva muito boa, controlam os gastos”, analisa.
Segundo o levantamento, as lembranças mais procuradas devem ser vestuários/calçados (31%), seguidos por brinquedos, perfumes e cosméticos (16%) e livros (8%). Os 573 entrevistados apontaram, ainda, que deverão presentear, pela ordem, mãe (20%), pai (13%), filhos e irmãos (12%), e esposos (11%).
Lojistas estão otimistas
Apesar do valor menor do ticket médio os comerciantes estão animados com o Natal, principalmente depois de registrarem vendas muito positivas na Black Friday, considerada uma das principais datas de vendas do ano. Os lojistas ouvidos acreditam que o Natal deste ano será melhor que o de 2018.
Exemplo de comerciante que aposta num Natal melhor é Filipe dos Anjos, dono de loja de roupas, que está há 54 anos no Centro de Diadema. “A Black Friday muito boa, o que mostra que nossa estratégia funcionou bem. Temos expectativa que o Natal vai superar todas as expectativas negativas que colhemos durante este ano”, comenta.
Robson da Silva Beserra, gerente da Águia Shoes, loja de sapatos e roupas na Marechal Deodoro, em São Bernardo, espera aumento de mais de 25% nas vendas em relação ao ano passado, com ticket médio de R$ 200. A rede pretende lançar novas promoções até a chegada do Natal. “Já sentimos em torno de 5% de aumento no movimento. Para melhorar ainda mais vamos trabalhar com promoções durante todo esse mês”, afirma.
Leandro Navarro Boury, gerente da Free S.A., outra loja da Marechal Deodoro espera aumento de 15% nas vendas. “A gente espera esse crescimento no fim do ano. A Black Friday foi uma das melhores, com bastante movimento, vamos ver no Natal”, diz. Os itens mais procurados são os sapatos femininos, com gasto médio de R$ 80.
Na Nivalmix, da rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, o aumento nas vendas é sentido desde novembro. De acordo com a gerente, Neuniler Dias de Sousa, foi notada melhora no movimento e no faturamento, principalmente em itens natalinos, brinquedos e utilidades domésticas. “Nossa expectativa está bastante positiva; tivemos altos e baixos em 2019, mas o fim do ano deu uma animada, então acredito que o Natal vai ser bom”, afirma a lojista, que estima o ticket médio em R$ 200.
Sérgio Cruz, gerente da loja de eletrônicos RickColor, espera aumento de até 30% nas vendas, especialmente nas caixas de som, item mais procurado no estabelecimento. Ao todo, a loja espera atender em torno de 3,5 mil clientes até o Natal e pretende lançar novas promoções. “Estamos fechando pedidos grandes com algumas empresas para a gente ter um ‘boom’ nas vendas do dia 21 em diante”, afirma. (Colaborou Letícia Vasconcelos)