Nesta segunda-feira (2/12), a fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou um indivíduo por descarte de resíduos em via pública da cidade. Cerca de 40 toneladas de terra e entulho foram despejadas pelo infrator às margens do córrego dos Meninos, na avenida Lauro Gomes.
A ação envolveu denúncia, com fotos e vídeos enviados por moradores, além de análise das imagens das câmeras de segurança do município, em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal), por meio do COI (Centro Operações Integradas).
Com as imagens, foi possível identificar a placa do caminhão que efetuou o descarte e viabilizar a autuação ambiental. Os resíduos depositados irregularmente obstruíram o canteiro lateral e parte da via pública, de modo a atrapalhar, inclusive, o fluxo de veículos.
O responsável recebeu dois autos de infração ambiental (equivalentes à multa), com valor totalizado em R$ 40.283. Além disso, o infrator deverá compensar o dano ambiental causado mediante à recolha de volume ou peso de resíduos equivalente no município, com destinação correta do material.
O veículo flagrado na ação já tinha sido autuado pelo Semasa em novembro de 2018, também por descarte irregular praticado na mesma região e relação com empresa de transbordo de resíduos interditada pela autarquia por falta de licença ambiental.
Denúncias de crimes deste tipo podem ser feitas telefones 115, 08004848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia, ou ainda pelo site www.semasa.sp.gov.br ou pela página do Facebook.
Receba diariamente o RD em seu Whatsapp
Envie um WhatsApp para 11 94984-9581 para receber notícias do ABC diariamente em seu celular.
Comentários