China reafirma oposição a projeto de lei dos EUA para HK e promete contramedidas

A China reiterou hoje sua oposição a um projeto de lei aprovado esta semana pelo Congresso americano que tem o objetivo de proteger os direitos humanos de manifestantes em Hong Kong, que nos últimos seis meses se tornou palco de constantes protestos e episódios de violência envolvendo forças policiais.

O projeto de lei, que ganhou o aval do Senado na terça-feira e da Câmara dos Representantes ontem, será submetido agora à aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Newsletter RD

Congressistas dos EUA também aprovaram um projeto de lei que prevê uma reavaliação anual do status comercial favorável que Washington concede a Hong Kong.

Em resposta, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Geng Shuang, disse hoje que Pequim “com certeza tomará fortes contramedidas” se “os EUA continuarem tomando as decisões erradas”.

“Ninguém deve subestimar a determinação da China em salvaguardar os interesses da segurança soberana nacional e do desenvolvimento, de implementar a política de ‘um país, dois sistemas’ e de salvaguardar a prosperidade e estabilidade de Hong Kong”, acrescentou o porta-voz. Com informações da Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes