A apenas 41 dias para a principal data para o comércio, as lojas de rua entram só agora no clima natalino, diferente dos shoppings, que estão todos prontos. A responsável pode ser a Black Friday, ação de liquidações com descontos programada para o dia 29 de novembro. Apesar de as ruas ainda não estarem iluminadas com os tradicionais pisca-piscas, guirlandas e festões, os comerciantes estão otimistas e preveem um Natal melhor do que o do ano passado.
O presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, considera que o fim de ano será melhor do que o de 2018, mas não arrisca palpite. “A expectativa é que as vendas sejam melhores do que as do ano passado”, estima o dirigente, que concorda que as promoções neste momento dividem o movimento. “A Black Friday mudou a expectativa do comércio. Muita gente antecipa as compras natalinas para aproveitar os descontos”, sustenta. Tanto que a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) projeta crescimento de 18% de vendas na data em relação ao resultado de 2018.
Dono de uma loja que está há 54 anos na avenida Antonio Piranga, no Centro de Diadema, Filipe dos Anjos ainda não tem nenhum adereço que lembre o Natal na vitrine e mesmo assim não destoa das lojas vizinhas. Em todo o Centro da cidade são pouquíssimas lojas enfeitadas. Muitos apostam na Black Friday, já com os produtos em promoção mesmo antes da data. “Eu pretendo preparar (os enfeites natalinos) após este feriado”, diz o empresário, que fez parceria com fornecedores para oferecer descontos especialmente para a data de descontos. “O comércio de Diadema sente muito o efeito do desemprego, não sentimos, por exemplo, a passagem de datas importantes, como o Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais. Apesar disso estou otimista, acredito que vamos cumprir a meta de ficar pelo menos 5% acima das vendas do ano passado, cobrindo a inflação”, completa o lojista.
Tatiana Rodrigues, gerente da loja Conquist Lingerie, também da rua Antonio Piranga, está otimista e conversou com o RD enquanto preparava a decoração de Natal. “Estamos atrasadas. No ano passado, nesta época, a loja já estava decorada. Uma loja bonita e alegre faz um clima bom para as vendas e o cliente acaba entrando”, acredita. A loja de artigos femininos está com promoções para a Black Friday, principalmente moda praia, com itens de R$ 50 que saem por R$ 14,99. “Esperamos manter as ofertas até o Natal”, anuncia.
Demora
Mais otimista, o gerente Welington Marques de Oliveira, da loja Miamor, no calçadão da Coronel Oliveira Lima, em Santo André, espera alta de 10% nas vendas em relação a 2018, principalmente por conta das vendas de decoração natalina, uma de suas especialidades, e presentes. Na calçada, onde o comércio é muito diversificado, há também poucas lojas decoradas e a Miamor se destaca por já estar com a vitrine. O lojista concorda que as lojas têm demorado a entrar no clima de Natal. “Os lojistas vinham aqui nesta época já comprar os festões, bolas, luzes, isso ainda não começou, mas acredito que depois do dia 15 esse movimento começa”, afirma.
Oliveira acredita que, pelo ritmo de vendas, já dá para apostar em um acréscimo de até 20% nas vendas, tanto que ainda contrata pessoal temporário, que vai representar 15% a mais do quadro de vendedores. Outras datas importantes para o comércio e os resultados obtidos reforçam a tese do gerente da Miamor. “O Halloween deste ano já foi melhor do que o ano passado”, diz o comerciante que estima o tíquete médio do cliente entre R$ 80 e R$ 120.
Há otimismo também na Toque Suave, loja de roupas e calçados femininos no calçadão. “O movimento não anda bom, mas eu sou animada e passo isso para o pessoal”, diz a gerente Josi Oliveira. Há 12 anos no local, a loja tem três vendedoras e vai dobrar a equipe. “Se fosse há seis anos eu teria seis vendedoras e contrataria outras seis. O movimento tem caído, mas mantemos a expectativa. Acho que se empatar com o ano passado, já estaremos no lucro”, diz.