China promete apoio à iniciativa privada, mas não dá indicação de mais estímulos

Líderes da China reiteraram nesta quinta-feira que vão continuar apoiando empresas do setor privado, numa economia que é dominada pelo poder estatal, mas não deram indicações de que tenham novos planos para estimular o crescimento, após uma reunião anual de planejamento.

O Comitê Central do Partido Comunista encerrou a reunião de quatro dias hoje, num momento em que empresas e investidores esperam que Pequim corte juros e tome outra medidas para reanimar a economia chinesa, que no último trimestre cresceu no ritmo mais fraco em quase três décadas.

Newsletter RD

Em comunicado, o partido ressaltou que a indústria estatal é a principal força motriz da economia, mas prometeu oferecer “apoio inabalável” a empreendedores da iniciativa privada. A legenda comunista também reiterou promessas de dar aos mercados o “papel decisivo” de alocar recursos.

A economia foi mencionada apenas em quatro breves frases do comunicado de 23 parágrafos, que se dedicou principalmente a questões políticas. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes