Doria vê dificuldades no entendimento entre Ford e Caoa

Logo após a celebração dos 50 anos da Fundação do ABC, em São Bernardo, nesta sexta-feira (25), o governador João Doria (PSDB) afirmou que vê dificuldades em um entendimento entre a Ford e a Caoa para a compra da planta são-bernardense da montadora americana. Em caso de resposta negativa nas negociações, o tucano considera que o Plano B seria a chegada de uma empresa chinesa.

Após lembrar de que a negociação não envolve diretamente o Governo do Estado, Doria justificou as dificuldades com o cenário econômico. “Eu vejo uma dificuldade sim dada as circunstâncias do financiamento para isso, mas ainda acredito que esse entendimento possa ser tranquilo, mas volto a repetir a questão deve ser formulada pela Ford e para a Caoa, são os dois que ao longo dos últimos meses mantiveram entendimentos e assinaram o protocolo de intenções a cerca de 45 dias”.

Newsletter RD

Por ideia da própria Ford, o entendimento entre as duas empresas tem que ocorrer até a próxima quinta-feira (31). O comando do Palácio dos Bandeirantes chegou a oferecer o programa IncentivAuto que dá incentivos fiscais para montadoras que realizam novos investimentos de R$ 1 bilhão e gerar 400 empregos.

Tal ação foi oferecida para a GM após a crise que quase levou a empresa a fechar suas fábricas em São Caetano e São José dos Campos, mas Doria considera que o caso da planta da Ford seja “mais complexo”, pois a montadora americana já iniciou seu plano para acabar com a produção de caminhões em todo o mundo.

China

Questionado sobre um possível Plano B, João Doria afirmou que seria a procura de outros investidores, entre eles, os chineses. O governador relatou que apesar de não ser uma situação de curtíssimo prazo, ou seja, que não seria acertada antes do dia 30 de novembro, data em que a planta da Ford em São Bernardo será fechada, existe a possibilidade de pelo menos uma montadora chinesa se instalar em São Paulo em 2020.

Segundo o chefe do Palácio dos Bandeirantes, as conversas que teve com estes investidores pode chegar a trazer duas empresas, mas é dada a instalação de uma como uma “certeza”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes