Ainda passando pelo processo de transição junto a Sabesp, o Semasa (Serviço Ambiental de Saneamento Ambiental de Santo André) articula as próximas ações para rever seu organograma e reduzir gastos para seguir com seu trabalho nos serviços restantes. Em entrevista ao RDtv, nesta segunda-feira (21), o superintendente da autarquia municipal, Almir Cicote, relatou os planos para tentar adequar todos os investimentos após entregar os serviços de água e esgoto para a companhia estadual.
Uma das principais dúvidas existentes a partir do momento em que o Semasa perdeu parte dos Serviços para a Sabesp é a capacidade financeira para emplacar os projetos já existentes. Cicote revelou que logo após a definição do acordo com a autarquia estadual, o prefeito Paulo Serra (PSDB) apresentou um estudo para a redução de custos.
A ideia é realizar um reajuste nos contratos já existentes e ao mesmo tempo rever toda a questão ligada aos funcionários comissionados, reduzindo o número de cargos para que o valor seja utilizado nos serviços prestados pela companhia municipal. “Estou vendo isso todos os dias, assinando processos visando esta economia. Vamos ter coragem de cortar na própria carne”, disse o superintendente sem especificar o valor que será economizado com tal ação.
Além disso, o Semasa prepara todos os detalhes para o Programa de Demissão Voluntária (PDV) que será oferecido aos servidores concursados. Segundo o projeto de lei que autorizou as negociações com a Sabesp, a companhia municipal ganhou autonomia para o PDV, mas caso alguns de seus funcionários não aceitem, os mesmos serão deslocados para outras áreas da Prefeitura. Atualmente são 1.100 funcionários na autarquia andreense.
Enquanto tenta realizar as mudanças administrativas, Cicote afirma que o Semasa segue com seus trabalhos normalmente como as obras de drenagem, o Moeda Verde e outras ações relacionadas com as ações ambientais.