A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) acaba de anunciar que 402 mil brasileiros embarcaram em navios de cruzeiro dentro e fora do País no primeiro semestre de 2019, um aumento de 16,1% em comparação com os 346 mil do mesmo período de 2018. Os números foram divulgados como parte de um estudo anual sobre o perfil dos cruzeiristas em todo o mundo, realizado pela CLIA (Cruise Lines International Association), a voz líder do setor de cruzeiros global.
A temporada de cruzeiros marítimos no Brasil ocorre de novembro a abril e a CLIA espera que a crescente popularidade das viagens de navio entre os brasileiros leve a um crescimento contínuo este ano. “Esperamos que as viagens de cruzeiro aumentem cerca de 6% na temporada 2019/2020, o que representaria o terceiro período consecutivo de crescimento no Brasil”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil. “Para acompanhar esse rápido crescimento, o Brasil tomou medidas significativas para receber navios em novos portos, de modo a aumentar a capacidade e melhorar a experiência geral dos viajantes”, completou.
No Brasil, a temporada 2019/2020 de cruzeiros receberá oito navios, um a mais do que a temporada passada – 531.121 leitos serão divididos por 144 roteiros e 575 escalas. As paradas são feitas em destinos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além de países como Argentina e Uruguai. A Costa Cruzeiros chega ao País com dois navios, o Costa Fascinosa e o Costa Pacífica, e a CVC freta o tradicional Pullmantur Sovereign, o único all inclusive da temporada de cruzeiros. Já a MSC conta com quatro embarcações com saída de portos brasileiros: Seaview, Poesia, Fantasia e Sinfonia.
Os itinerários variam de três a oito noites de viagem e os navios contam com atrações para todos os tipos de viajantes. São dotados de piscinas, banheiras, teatros, spas, cassinos, áreas infantis e restaurantes especializados em diferentes culinárias.
Os brasileiros representam 64% dos cruzeiristas da América do Sul. Segundo a CLIA, a idade média entre os cruzeiristas é de 45 anos e a duração média da viagem é de 6,5 dias. A costa brasileira é a rota de cruzeiro mais popular do País e representa 73% de todas as viagens de passageiros nacionais, no primeiro semestre de 2019 – o equivalente a 293 mil pessoas e um aumento de 21% sobre o mesmo período em 2018. O Caribe é outro favorito dos cruzeiristas, com 64 mil brasileiros a navegarem para a região, entre janeiro e junho de 2019. Os cruzeiros para a África e o Oriente Médio merecem ser destacados, pois quase dobraram de popularidade desde o ano passado.
Travessia
Outra opção importante e cada vez mais popular para os cruzeiristas brasileiros é a viagem de Travessia, também conhecida como cruzeiro de reposicionamento. Essas embarcações navegam no início da temporada de cruzeiros, quando os navios precisam viajar de um continente para outro. Para os passageiros, a jornada pode ter um valor muito vantajoso, ao oferecer descontos e oportunidades para explorar o mundo de uma maneira única.
Os cruzeiros oferecem importante custo x benefício. Além do compromisso com a segurança e as experiências de primeira classe dos passageiros, a indústria de cruzeiros é pioneira em proteção ambiental marítima e turismo responsável. Assim, o cruzeiro se torna uma excelente maneira de viajar no Brasil e no mundo.