A soma de projeto pedagógico atualizado, professores mestres e doutores e comprometimento dos alunos levou a faculdade Strong Esags, localizada em Santo André, a obter nota máxima no Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Aluno) 2019, nos cursos de ciências contábeis e publicidade & propaganda. O índice tem como objetivo avaliar o preparo dos universitários para o mercado de trabalho, e checar se as faculdades e universidades entregam o que propõem.
Para Saporito, coordenador do curso de contabilidade da instituição, o resultado positivo só foi possível devido à compreensão da importância do índice tanto para a faculdade, quanto para os alunos. “Na realidade é um conjunto […] Sem a compreensão da importância desse destaque do curso, isso não seria possível”, afirma.
Edson de Paiva, coordenador do curso de publicidade e propaganda, compartilha desta visão e ressalta que a busca por boas práticas pedagógicas, em conjunto com alinhamento das demandas do mercado de trabalho, tornou possível não somente a nota máxima do exame, mas também a classificação da Esags no primeiro lugar dos cursos de publicidade do Brasil. A conscientização dos alunos também fez a diferença para que houvesse comprometimento adequado para realização da prova. “Não basta o aluno ter só conhecimento e não ter disponibilidade de fazer uma boa prova. A gente tem que deixar que essa nota do Enade não é uma nota da instituição. É uma nota dele, que vai carregar no diploma para sempre”, declara.
Os professores também falaram sobre os desafios de lecionar nos dias de hoje, quando os estudantes têm tanto contato com novas tecnologias e são bombardeados constantemente com informações. Para Saporito, a questão está em manter o foco em sala de aula. “Hoje o aluno é bastante disperso, então cativar esse aluno não é das tarefas mais fáceis”, afirma. “Para transformar a aula em mais interessante, o professor tem que se apropriar dessas novas ferramentas, porque é nisso que o aluno tem interesse maior”, completa Paiva.
Atualmente, a Esags tem cerca de mil alunos, matriculados nos cursos de administração, economia, ciências contábeis, publicidade e propaganda e direito, todos voltados para a área de negócios. Com intuito de manter os currículos atualizados, em 2020 a faculdade pretende fazer atualizações nas grades. “Apesar desse bom desempenho, a gente não fica parado no tempo”, acrescenta Paiva.