Paciente sofre sem atendimento médico em São Bernardo

(Foto: Gabriel Inamine)

Cleunice Parreira Amorim, de 56 anos, faz uso de medicação controlada para tratamento de um transtorno mental, no entanto, desde o início do mês, relata não conseguir passar por consulta médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) Batistini, em São Bernardo, por falta de agenda na especialidade.

Segundo seu esposo, Vicente de Souza Amorim, 66 anos, além da impossibilidade de agendamento, a situação complica ainda mais com a receita médica de Cleunice prestes a vencer. “Disseram que só teriam vaga com psiquiatra em dezembro, mas não podemos esperar tanto tempo. Precisamos de uma nova receita para que ela continue o tratamento médico”, aponta.

Newsletter RD

Ainda de acordo com Amorim, os funcionários da UBS informaram que não seria possível encaixe ou atendimento antecipado com a justificativa de recesso de parte da equipe médica. “Falaram que as férias de alguns médicos acontece agora em novembro. Mas e os pacientes? Ficam sem atendimento?”, questiona.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informa que oferta atendimento por “Acesso Avançado”, com duas horas de atendimento no período da manhã/tarde, com livre demanda. Os pacientes que precisam trocar receitas são agendados uma vez por semana. Caso não tenha mais o remédio, seu atendimento é realizado no mesmo dia pelo médico generalista da unidade ou pelo próprio psiquiatra. A administração solicita que a paciente retorne na unidade nesta terça-feira (15/10), para que o atendimento seja feito de acordo com o protocolo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes