Em um ano o Shopping ABC, tradicional centro de compras de Santo André e um dos mais antigos da região, aumentou em 30% o número de frequentadores – hoje entram 200 mil veículos/mês no estacionamento – e em 10% as vendas, mesmo com a crise econômica. Cláudio Nembri, coordenador de administração geral da AD Shopping, empresa que administra o complexo de lojas, diz que o resultado é reflexo de ações de marketing e atividades que mantém os corredores movimentados.
Com os resultados positivos em fluxo de clientes e vendas, o número de novas operações também cresceu muito além das metas. Para este ano, a expectativa era de fechamento de 18 novos contratos, e foram firmados 26. Para Nembri, isso é resultado do intenso calendário de atrações. “Pesquisa da Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) mostra que 62% de nossos clientes vão ao shopping pelo menos uma vez por semana, então temos de ter atrações novas toda semana”, destaca o executivo em entrevista ao canal RDTv.
O Shopping ABC possui 270 lojas e apenas 4% de vacância na ABL (área bruta locável). “Além dos 26 há outros sete contratos assinados”, completa. Essas operações novas e as ações constantes de marketing fizeram o complexo comercial ficar sempre atualizado, apesar de ser um dos mais antigos do ABC. O shopping passará no próximo ano por uma reforma, que visa trazer mais modernidade. “Estamos trabalhando muito forte nisso, para entender o potencial construtivo. Faremos um retrofit do shopping na fachada e na parte interna, isso terá início no próximo ano”, diz Nembri.
Já para o Dia das Crianças, 12 de outubro, a expectativa é que o faturamento supere em 15% o ano passado, número muito superior aos 8% previstos pelo varejo em geral. O shopping está com uma campanha que a cada R$ 300 em compras o cliente ganha um pompet chaveiro colecionável, tem ainda o festival de rock infantil. “Isso trouxe um crescimento muito grande”, analisa.
O comércio eletrônico não assusta o gestor de shoppings, pois avalia que o futuro terá uma combinação das lojas eletrônicas e físicas. O executivo afirma que cada vez mais os consumidores têm comprado no e-commerce e retirado no shopping, como isso usufruem da segurança e do estacionamento, de pegar e experimentar o produto. “Logo teremos a Black Friday com as grandes remarcações”, diz.
O coordenador de administração geral da AD Shopping fez suspense sobre o que o Shopping ABC prepara para o Natal. Mas adianta que o Papai Noel chega ao centro de compras no dia 9 de novembro. “Estamos desenvolvendo uma campanha de Natal belíssima, procurando algo diferente. O Shopping ABC não vão se decepcionar”, completa.