Atila acusa governo Alaíde de deletar dados da Saúde

Atila Jacomussi disse que apagão na saúde foi intencional para prejudicar seu governo. (Foto: Amanda Lemos)

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB) acusou o governo da prefeita Alaíde Damo (MDB) de sumir com os dados da Saúde. Segundo o socialista a atitude foi feita deliberadamente para prejudicar seu governo. A administração do socialista pretende ir à polícia nesta quarta-feira (02/10) para registrar um boletim de ocorrência. O ex-chefe de gabinete da emedebista, Caio Carvalho, nega e chama atitude do socialista de leviana.

Newsletter RD

Em entrevista aos jornalistas Samuel Boss, Carlos Carvalho e Leandro Amaral, durante o RDTv, Jacomussi declarou que a prefeitura e os usuários da saúde pública serão prejudicados pela atitude adotada pela pasta que na gestão Alaíde Damo era comandada por David Ramalho. “A secretaria de saúde me informou que promoveram o apagão de todos dos dados dos últimos quatro meses, inclusive do agendamento da atenção básica”, disse o socialista. “Isso vai prejudicar o atendimento, tentaram tirar o amarelo e colocar o azul, então gastava com tinta e não comprava remédio. Pior, perseguiram funcionários e muitos deixaram a prefeitura que agora estamos tendo que recontratar”, disse o prefeito.

O RD buscou mais detalhes da informação passada pelo prefeito, à prefeitura que reafirmou em nota que os dados da atenção básica foram apagados do sistema antes da atual administração assumir. “No entanto, cabe esclarecer que essa ação não incluiu os prontuários dos pacientes. Os conteúdos deletados também não implicarão em complicações perante o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), embora possa haver atrasos do envio de informações ao Ministério da Saúde. As providências legais serão tomadas nos próximos dias, incluindo as aberturas de um boletim de ocorrência e um processo de sindicância interna, a fim de apurar o episódio”, completou a assessoria de imprensa do prefeito em nota.

Em nota a ex-prefeita Alaíde Damo disse à reportagem que as acusações do prefeito não são verdadeiras. “Nunca houve um apagão de dados na Saúde de Mauá como a atual gestão afirma levianamente. Os dados da Secretaria de Saúde sempre foram enviados mensalmente ao Ministério responsável pela pasta, reunindo informações de BPA, CNES, Sisprenatal, e-SUS e mais. Esse processo era realizado pela Coordenadoria de Apoio à Gestão”,relata.

Alaíde disse ainda disse que o governo Alaíde buscou solucionar o problema de gerenciamento da saúde do município. “A Fundação do ABC (FUABC) nunca apresentou à administração dados oficiais de sua gestão dos equipamentos de Saúde, uma das razões que levou à decisão de romper com a prestação de serviços que era feita de forma indenizatória, para que assim fosse contratada uma nova OS capaz de cuidar da saúde da população mauaense dentro de um processo licitatório legal. Cabe lembrar ainda que a relação do prefeito com a FUABC é movida por interesses pessoais, como bem revelou a CBN em suas reportagens sobre o má gestão da FUABC na região do ABC. Além disso, as equipes dos profissionais exonerados fizeram a transição com a administração atual por serem responsáveis com as questões prioritárias para a cidade, como a Saúde, incluindo a prestação de contas por parte da gestão anterior. Agora, o que deve ser feito é dar continuidade a esse processo, com estudo e preparo de um plano de ação para descontigenciamento e abertura de um novo chamamento”, encerra a emedebista.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes