Casa da Palavra sedia mostra 100 Rostos do Underground

Mostra agrega 50 retratos inéditos de protagonistas da cena independente (Foto: Camila Vech)

A Casa da Palavra, em Santo André, recebe a partir da próxima sexta-feira (4/10) a exposição individual 100 Rostos do Underground – Um Estudo das Cenas, da artista Prila Maria. A mostra agrega 50 retratos inéditos de protagonistas da cena independente, em especial do ABC, e outras 50 obras já conhecidas pelo público da Capital, mas que chegam pela primeira vez à região.

Com retratos de nomes conhecidos do cenário da arte independente, a série contempla rostos de pioneiros ou protagonistas do grafite, escrita de rua, música, hip hop e skate, que construíram a cena independente de São Paulo e do ABC, muitos destes reconhecidos internacionalmente.

Newsletter RD

Marcada pela diversidade, além de artistas de rua, a série conta com rostos de ativistas, como uma das lideranças do movimento negro, Douglas Belchior, a deputada estadual de São Paulo Mônica Seixas (PSOL), a atriz e apresentadora trans Leona Jhovs, assim como Elaine Bortolanza, idealizadora do projeto Daspu, voltado ao acolhimento, respeito e valorização de prostitutas.

Série contempla rostos de pioneiros e protagonistas do grafite, escrita de rua, música, hip hop e skate (Foto: Camila Vech)

Esta edição contempla outra novidade. O público poderá saber mais sobre cada pessoa retratada por Prila a partir de QR Code na obra que, em contato com a câmera do celular, direcionará o visitante para a conta de Instagram do retratado. A produção é do artista multimídia Diego Honório.

Mostra paralela

Com ênfase na contracultura do ABC, para esta edição Prila Maria convidou o artista e pesquisador em escrita de rua (pixação) Moisés Martins Fogaça (Zeis), para assinar com ela e Diego Honório a curadoria da escolha de nove escritores de rua que ocuparão paralelamente o espaço, e apresentam suas grafias em peças em formato de shape de skate. São eles: SUJEITAS, LOBA GI, YA YA, DOCTOR NE, RAZÃO GAW, PEDROKAOS, SOCINATAS CLT, KRIOK e ATEUS SD. Esses mesmos nomes foram retratados por Prila Maria para a mostra “100 rostos do underground – Um estudo das cenas”.

Exposição: 100 Rostos do Underground – Um Estudo das Cenas’
Abertura:
 4 de outubro (sexta-feira), às 20h
Visitação: 5 de outubro até 4 novembro – de segunda, das 8h às 17h; terça a sexta, das 9h às 22h; sábados, 8h às 17h
Local: Casa da palavra – Praça do Carmo, nº 171, Centro, Santo André
Entrada gratuita

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes