O Dia das Crianças deve ter crescimento de até 4% nas vendas, segundo pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo). Entre os lojistas, 37,5% acreditam em aumento significativo, quando comparado a outras épocas do ano, como o Dia dos Namorados, com 2%, e o Dia das Mães, com 3%.
No ABC, o crescimento pode ser de 4%, porém o ticket médio pode variar entre R$ 50 e R$ 100. “Os brinquedos tradicionais podem ser os favoritos dos clientes por conta dos preços e pelo favoritismo das crianças abaixo de 10 anos”, comenta o vice-presidente Roberto Foguel.
Para os lojistas, a data ocupa o segundo lugar no ranking entre as datas mais importantes do segundo semestre para o varejo. “No ano passado, o Dia das Crianças teve crescimento de 3% e o ticket médio seguiu o mesmo valor esperado para 2019. Produtos como bonecas, carrinhos e jogos de tabuleiro devem ser os brinquedos que mais terão destaque em vendas, por serem tradicionais e terem valor que cabe no bolso do consumidor. Porém, há chances dos pais optarem por esperar a Black Friday ou o Natal para presentear os filhos com algo mais significativo, devido às promoções e aos descontos”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.