Parapan de Lima conta com 27 representantes do ABC

(Foto: Gabriel Heusi)

A festa do esporte continua em Lima, no Peru. Nesta sexta-feira (23) começam os Jogos Parapan-Americanos 2019. A delegação brasileira tenta manter a hegemonia na Olímpiada das Américas, que chega à sexta edição. Entre os 513 brasileiros, 27 nasceram ou são de clubes do ABC na soma de atletas, técnicos e demais integrantes, com destaque para os campeões olímpicos Antônio Tenório e Verônica Hipólito.

São Bernardo conta com o maior número de representantes da região em terras peruanas, 11. No Judô, Rebeca Silva, da categoria B3 (para atletas de baixa visão, sem definição de imagens), disputará na competição entre as atletas com mais de 70 kg. Na mesma modalidade, uma ‘lenda’ do paradesporto, Antônio Tenório, que é tetracampeão paralímpico, tenta o bicampeonato no Parapan prestes a comemorar 49 anos.

Newsletter RD

Os são-bernardenses também serão representados nas piscinas por Regiane Nunes Silva, Edenia Nogueira Garcia e o fisioterapeuta Everton Vinícius Araújo. Nas pistas de atletismo estarão Yohansson do Nascimento Ferreira, Ricardo Costa de Oliveira, Clélia Vitória Rodrigues da Silva Alfredo e Silvana Costa de Oliveira.

Outra representante de São Bernardo é Verônica Hipólito. Campeã paralímpica que está retornando às competições após superar terceiro tumor no cérebro, a velocista busca uma medalha para coroar o recomeço no esporte. A última são-bernardense da lista é Raiza Francisca Farias Pereira da Silva, no tênis de mesa.

São Caetano terá nove representantes, quatro deles no atletismo: Júlio César Agripino Santos, João Victor Teixeira, Gabriela Mendonça e Raissa Rocha Machado. Na natação: Italo Gomes Pereira Lima, Phellipe Andrews Mello Rodrigues e Ruiter Antônio Gonçalves Silva. André Grizante será sul-sancaetanense no ciclismo e Carlos Henrique Garletti, no tiro esportivo.

Cinco brasileiros da delegação nasceram em Santo André. No atletismo, o atleta Alessandro Rodrigo da Silva. Na natação, o preparador físico Henrique Oliveira. No vôlei sentado, a jogadora Vanessa Seracinskis e o técnico da seleção masculina, Célio César Mediato. E Júlio Ricardo Trigo é um dos oficiais administrativos do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Dois atletas nasceram em Mauá. David Lincoln Araújo dos Santos será um dos atletas-guia dos velocistas no atletismo e Evelyn Laurinda de Oliveira, na bocha. Os Jogos Parapan-Americanos serão disputados até o dia 1º de setembro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes