Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte renuncia ao cargo

Primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte (Foto: Tiberio Barchielli/Fotos Públicas)

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou nesta terça-feira, 20, que entregará sua renúncia ao presidente do país, Sergio Matarella, e declarou o fim dos trabalhos da coalizão governista.

Conte deixa o cargo após uma série de divergências na base do governo e de um racha público entre os dois vice-premiês, Matteo Salvini, da Liga, e Luigi Di Maio, do Movimento 5 Estrelas (M5S), que culminou na apresentação pela Liga de uma moção de desconfiança no próprio governo.

Newsletter RD

Em junho, Conte já havia anunciado um ultimato diante das brigas de Salvini e Di Maio por meio de mídias sociais e da imprensa.

Na ocasião, instara as duas forças políticas a “saírem da campanha eleitoral permanente”, já que as picuinhas estavam interferindo na “delicada interlocução” que ele o Ministério de Economia e Finanças, comandado por Giovanni Tria, mantinham à época com a Comissão Europeia com o objetivo de evitar a abertura de um procedimento contra a Itália por descumprimento das metas acordadas com o bloco para redução da dívida.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes