Simulado de explosão treina equipes de emergência em Santo André

Simulado de explosão com múltiplas vítimas envolveu 30 profissionais. (Foto: Divulgação)

Um simulado de explosão em um edifício em Santo André com múltiplas vítimas foi realizado na tarde de sábado (27/07) e serviu para treinar a eficiência e o tempo de resposta dos profissionais envolvidos no atendimento de emergências. O simulado foi realizado pelo setor de urgência do Hospital e Maternidade Brasil e contou com a participação de bombeiros, da RSA Ambulâncias, polícia militar e agentes de trânsito, totalizando aproximadamente 100 profissionais.

Newsletter RD

O exercício simulou a explosão em um prédio administrativo ao lado do próprio hospital. Bombas de fumaça simularam a explosão e incêndio, dez atores que passaram por uma maquiagem prévia, foram as vítimas. Uma área do estacionamento foi reservada para que fosse feita a triagem, dos feridos leves e os casos mais graves. Os bombeiros e o socorristas fizeram a classificação por lonas coloridas, na verde os pacientes menos graves, na amarela os que precisam de cuidados mas podem esperar e na vermelha os casos graves que precisam de intervenção cirúrgica imediada ou o paciente irá morrer.

Exercício simulou explosão com múltiplas vítimas. (Foto: Divulgação)

Segundo o médico Ronei Renato Rubbo, chefe do pronto socorro do Hospital Brasil, o exercício foi um sucesso. “Foi muito bom para todo o corpo clínico do hospital, passando por pressão para fazer o melhor atendimento. Tem que ter toda uma sistematização e isso só se alcança com treinamento. Nós simulamos inclusive a presença de familiares das vítimas pressionando os profissionais, como numa situação real. Todos os envolvidos tem que passar pelo estresse da situação. Não há espaço para emoção nesta hora, a triagem deve ser feita sistematicamente pois não adianta ocupar o atendimento com uma vítima que já morreu ou não terá chances de sobreviver, enquanto outras, que tem chance, ficam aguardando”, explicou.

Figurantes receberam maquiagem para simular ferimentos e os efeitos foram muito realistas. (Foto: Divulgação)

O simulado é realizado anualmente pelo hospital Brasil, no ano passado o exercício foi em um shopping. De acordo com Rubbo um único problema registrado foi de uma vítima morta classificada como grave. “São situações que acontecem, o bombeiro, que faz a primeira triagem está com a própria vida em risco, tem fumaça, barulho, ele usa máscara, são coisas do ambiente de uma tragédia, por isso é que precisamos treinar sempre a sistematização do atendimento”, concluiu.

Confira os vídeos do treinamento:

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes