A poucos dias de uma das principais datas comemorativas do ano, o comércio ainda não deslanchou em promoções e anúncios para o Dia dos Pais. A expectativa é de crescimento em relação às vendas do ano passado, mas uma alta bem pequena, de um dígito até 15% para os mais otimistas. Ainda não há um levantamento sobre o volume que o Dia dos Pais vai representar para a economia da região, nem o tíquete médio que os filhos pretendem gastar.
As previsões devem sair a partir começo do mês, quando o consumidor recebe o salário. “O comércio vai investir mais em vitrines e em estratégia de promoções depois da primeira semana do mês. De qualquer forma, o comércio está com o pé no freio ainda. A aprovação da Reforma da Previdência foi só em primeiro turno ainda, algum efeito na retomada da economia só deve vir para o Dia das Crianças, em outubro”, diz Pedro Cia Júnior, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), que estima um resultado 5% melhor do que em 2018.
Essa também é a opinião do presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura que é mais pessimista em relação ao crescimento das vendas de apenas 3%. “O consumidor não está gastando muito, a tendência de melhora é depois da reforma o que vai trazer algum resultado somente para setembro, na Black Friday e em outubro com o Dia das Crianças”, prevê.
O comércio de rua está mais otimista, mas evita arriscar números. Para José Aparecido Muniz, gerente da Charleville, em Santo André, a expectativa é de aumento nas vendas a partir dos próximos dias. “Aguardamos uma reagida. Como nosso mercado é de roupas masculinas, agosto é quase como nosso segundo dezembro”, diz.
Na camisaria FMW, com duas lojas em Santo André, o Dia dos Pais será oportunidade de consolidação da marca, que chegou há oito meses no ABC. “A gente já vê o movimento um pouco melhor”, diz Paula Guedes, gerente da loja.
Sergio Cruz, gerente na Rickcolor, loja de eletrônicos em Santo André, é mais otimista, pois espera crescimento de até 15% em relação ao ano passado. Para isso, afirma que houve investimento em produtos que fazem sucesso na hora da escolha do presente, como celulares, barbeadores e caixas de som. “São produtos bastante procurados, então investimos neles”, diz.
Shoppings
Os shoppings trabalham campanhas para atrair vendas. O Atrium, em Santo André, vai sortear uma motocicleta e smartphones de última geração. Em Diadema, o Praça da Moça ainda não divulgou a campanha, mas o gerente de Marketing, Daniel Lima, estima um fluxo de clientes 6% maior no período e vendas superiores às do ano passado em 8%. “O crescimento está mais nas lojas de vestuário, tecidos, calçados, materiais esportivos e eletrônicos, mas vejo também no segmento de perfumaria e produtos de beleza”, diz.
Já o Shopping ABC vai sortear quatro viagens para a Serra Gaúcha, a maior produtora de vinhos do Brasil, no Rio Grande do Sul. Além da experiência no enoturismo, o empreendimento oferece uma garrafa de vinho. A Coop vai reforçar os fornecimento de carnes em até 40%, de olho no tradicional churrasco. De acordo com o gerente Maurício Corrêa, o açougue representa 10% do fornecimento geral e com a parceria com a Swift, as lojas que oferecem o serviço já apresentaram crescimento na ordem de 10% nas vendas. “Com a parceria, nosso açougue ampliou o mix de ofertas. Só a Swift concentra 214 itens (em média)”, diz.