
Ainda existem opiniões divergentes sobre a maneira em que o PSDB deve agir com o pedido de expulsão do deputado federal Aécio Neves, feito pelo diretório da legenda na Capital e corroborado pelo tucanato de São Bernardo. Questionado sobre o assunto, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), considera que caso não deveria ser exposto antes de decisão judicial.
“Temos que lembrar que o partido, em sua última convenção nacional, aprovou por unanimidade a mudança em seu regimento interno que diz que expulsão em questões de falta de ética só pode acontecer depois de transitado e julgado, ou seja, isso pode criar um problema jurídico entre as partes”, explicou o tucano.
Aécio Neves virou alvo do pedido de saída da legenda após ser colocado como réu pela Justiça Federal de São Paulo por corrupção e obstrução da Justiça no caso que também envolve o empresário Joesley Batista. A ação interna foi feita primeiramente por apoiadores do prefeito da Capital, Bruno Covas.
Aliados de Aécio no PSDB mineiro indicaram a possibilidade de pedir a expulsão de Covas como forma de retaliação. O ato irritou o tucanato paulista. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e a deputada estadual Carla Morando resolveram entregar um ofício apoiando Bruno nesta situação. Uma articulação interna é realizada para aumentar a pressão interna.
“O que podemos perceber é que há um processo ético com todos os grandes partidos fora de questões de como queiram chamar o PSDB como “novo PSDB” ou “PSDB do futuro”. Obviamente que a questão do deputado Aécio Neves é a mais emblemática do ponto de vista ético. Existem outros casos que são investigados, mas que não temos conhecimento sobre elas, pois estão em segredo de justiça. Eu entendo que ele vai passar por um processo de apuração, não sei falar qual será a maneira que será tratada”, completou Auricchio.
Ainda existe a expectativa que Aécio Neves possa deixar a legenda por vontade própria, porém, tal fato segue mais como a vontade daqueles que querem ver o mineiro longe do partido do que exatamente uma vontade pessoal do senador.
Receba diariamente o RD em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para 11 94984-9581 para receber notícias do ABC diariamente em seu celular.
Comentários