Uma pesquisa encomendada pela Uber ao Datafolha revela que 87% das pessoas que moram na Região Metropolitana de São Paulo já utilizaram aplicativos como complemento ao transporte público. O levantamento foi realizado com 624 pessoas entre 2 e 10 de abril e tem margem de erro de quatro pontos percentuais.
O estudo completo teve abrangência nacional (3.531 entrevistados), incluindo outras capitais, cidades de outras regiões metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as regiões do Brasil.
A pesquisa foi realizada para levantar dados que possam reforçar a estratégia da empresa de estimular a cultura do transporte multimodal no Brasil, que reúne cada vez mais esforços para se consolidar como plataforma no País.
A Uber anunciou, ainda, estudo que revela que as estações da CPTM estão na liderança das viagens complementares realizadas por Uber. Grajaú, Jurubatuba e Osasco (Linha 9) lideram o ranking, seguidas por São Caetano, Santo André e Mauá (Linha 10), e Ferraz de Vasconcelos (Linha 11), em terceiro, seguida pela única estação de metrô entre as oito primeiras, a estação Itaquera.
Segundo dados da empresa, enquanto a região mais central não apresenta variação média entre as viagens que ocorrem durante a semana, comparando ao final de semana, as estações citadas apresentam volume entre 17% e 23% maior durante a semana. De todas a viagens realizadas, cerca de 70% são de até 2km de distância.
Transporte público integrado
Os próximos passos para o transporte multimodal integrado dependem de conversas e parcerias com o sistema de transporte público. No Rio de Janeiro, a Uber já tem parceria que dá descontos para pessoas que usam Metrô e Uber integrados. Em São Paulo, a empresa segue em conversas no mesmo sentido.
Em abril do ano passado, a Uber anunciou parceria com a Masabi, startup que opera a venda de bilhetes de trens e metrôs em mais de 30 cidades nos Estados Unidos, Austrália e Europa. A parceria viabiliza a integração do sistema da Masabi ao aplicativo da Uber, o que proporciona ao usuário a experiência de comprar bilhetes do transporte público no mesmo aplicativo em que solicita as viagens de carro.