Assine nosso podcast Spotify
Depois do anúncio na semana passada de mudança do modal de transporte da Linha 18 entre o ABC e a Capital do Metrô para o BRT (Sistema de Ônibus Rápido – pela sua sigla em inglês) e o anúncio de estudos para uma nova linha ligando a região à Capital entre o Rudge Ramos (em São Bernardo) e a Lapa (Capital) o governador em exercício, Rodrigo Garcia (DEM) afirmou nesta quarta-feira (10/07) que o estudo para a implantação desta linha teria início somente no próximo ano.
O anúncio foi feito na estação Brás, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), quando da apresentação de composições mais modernas que passam a operar na linha ferroviária entre Luz e Rio Grande da Serra.
A proposta discutida há dez anos era que a linha 18 fosse operada por monotrilho. Em 2014 foi assinado o contrato com o Consórcio Vem ABC com orçamento de R$ 5,7 bilhões e previsão de conclusão em 5 anos, mas nenhuma obra foi feita. A linha 18-Bronze foi feita para atender uma demanda de 340 mil passageiros por dia e os estudos atualizados agora pelo governo apontam que na realidade a demanda é de 150 mil. “Era um investimento muito alto, com um número de passageiros que não justificava. Teremos um BRT com a mesma qualidade e feito em 2 anos”, disse o Garcia.
Com a mudança deste traçado para o sistema de BRT, ainda sem previsão de início de obras, a compensação para o ABC foi “esticar” a linha 20- Rosa do Metrô, que vai sair da Lapa até o Rudge Ramos. “Isso faz parte do esforço de São Paulo para o Metrô chegar até o ABC, uma linha importante, integradora, que vai passar pela Faria Lima, pela Berrini desembocando em São Bernardo”, declarou.
Além da demora do projeto, captação de recursos para as obras e desapropriações, o início deste trabalho já foi colocado para o ano que vem. “Investiremos no ano que vem R$ 20 milhões nos projetos funcionais para esta PPP (Parceria Público Privada) para tornar realidade este trajeto até a Lapa”, resumiu o governador em exercício.