Dezoito trens com quase uma década de uso na linha 9 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passaram a circular na linha 10 – entre a Luz e Rio Grande da Serra. As composições foram anunciadas como novas no início de julho pelo governador João Doria (PSDB) como compensação pela mudança do modal da linha 18-Bronze, de Metrô de superfície, ou monotrilho, para BRT (Sistema de Ônibus Rápido – pela sua sigla em inglês). São 6 vagões da série 7.500 e 12 da série 7.000, que vão substituir os carros das linha 2.100, que tem em média 40 anos de uso. Essas composições já estão operando e contam com vantagens sobre os antigos, como ar-condicionado e quatro portas de cada lado, os mais velhos tinham apenas duas.
“Só com o aumento de portas já vai melhorar os intervalos pois facilita o fluxo, aumenta a fluidez de embarque e desembarque”, destacou Garcia, que acrescentou que os trens velhos serão mantidos como reserva técnica. O governador em exercício, também anunciou que a maior fluidez no sistema vai dar mais eficiência ao Expresso ABC. “Vai aumentar em relação às partidas, num primeiro momento, e em relação a extensão”. Além dos novos trens o governo do estado também anunciou a reforma das estações do ABC, que incluem obras de acessibilidade. Uma das novidades é a reabertura da Estação Pirelli, através de convênio com a prefeitura de Santo André.
Os vagões mais modernos contam com painéis informativos e monitores usados para notícias e campanhas. Essas composições são consideradas mais eficientes e seguras, além de mais confortáveis, graças ao ar-condicionado e as quatro portas de cada lado para embarque e desembarque. Um ponto negativo é a menor quantidade de assentos.
O governo ainda anunciou que a linha 10, por onde circulam 390 mil passageiros por dia, vai ficar também mais segura com a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre. A conclusão dessas obras possibilitará a redução do intervalo entre os trens.
Veja a íntegra da coletiva durante a entrega da renovação da frota 7000: