A notícia sobre uma possível volta dos expressos turísticos rumo à Serra do Mar animou os turistas e, principalmente, quem já embarcou em um dos vagões com destino rumo a Santos. Exemplo é Maria Aparecida da Silva Zachi, moradora de São Bernardo, que aos 100 anos de idade espera ansiosamente a retomada de serviços para o fazer mais um bate e volta em família.
Com brilho nos olhos, a aposentada lembra das viagens com três, dos cinco filhos, em meados de 1950, para o litoral. “Íamos até a estação de São Caetano e de lá embarcávamos sentido Santos, para a praia do José Menino. Era um tempo bom, uma verdadeira viagem em família, e de repente tiraram sem motivo”, conta. A esperança de Maria é que antes de falecer ainda possa fazer uma viagem com toda família. “Prestes a completar 101 anos ainda sonho em viajar com todos”, garante.
De acordo com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ligada ao governo do Estado, o último trem de passageiros desceu a Serra há pelo menos 40 anos, e o novo projeto prevê que a modalidade de transporte seja retomada somente para turistas. O estudo prevê saída do trem da Estação Luz com chegada no terminal de Navios Cruzeiros, em Santos.
No dia 17 de junho, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, acompanhou o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em viagem teste para analisar as condições dos trilhos. Uma nova viagem foi feita na manhã da última quarta-feira (26) com saída da estação Rio Grande da Serra.
Até o momento não foram apresentados os resultados de ambas viagens. A CPTM informa por nota que não há previsão para implantação do projeto. Caso se concretize, será a quarta linha do expresso turístico paulista, e se somará os corredores Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.
O percurso inicial do novo passeio deve ser o mesmo da linha da Paranapiacaba, vila histórica de Santo André. No entanto, deve contar com, pelo menos, mais três carros de passageiro no expresso turístico, que atualmente conta apenas duas composições.
Expresso Paranapiacaba
A CPTM realiza, aos sábados e domingos, viagens para Paranapiacaba por meio de locomotiva a diesel, modelo de aço inoxidável fabricado nos anos 60. Instalados em 2009, os expressos contam com 174 poltronas. Para cadeirantes ou viajantes com mobilidade reduzida, há espaços reservados para cadeira de rodas. Os expressos atendem ao menos 15 mil passageiros por mês.
O bilhete contempla viagem ida e volta e o preço unitário é de R$ 50, exceto para o embarque na Estação Celso Daniel–Santo André, que sai por R$ 44. Na compra de quatro passagens, os descontos podem chegar a 25%. Bastante disputados, os ingressos são vendidos das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações Luz e Prefeito Celso Daniel. O embarque ocorre às 8h30, na plataforma 4 da Estação Luz e o percurso tem duração cerca de 1h30.
Paranapiacaba é uma vila de arquitetura inglesa, que testemunhou a importante fase de expansão de ferrovias no Brasil. Uma passarela sobre a linha do trem liga a área mais antiga à região alta, onde está a igreja de Bom Jesus, de 1889, e diversas opções de trilhas para aventureiros. Quer for vale visitar ainda a segunda locomotiva mais antiga do Brasil em operação, que hoje integra o acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).