Santo André quer revitalizar Guaraciaba, mas “Tancão da Morte” continuará isolado

Área da represa é monitorada pela Guarda Civil e continuará inacessível ao público. (Foto: Miguel Denser – PSA)

A prefeitura de Santo André vai apresentar ao Ministério Público um plano de recuperação do Parque Guaraciaba, hoje uma área verde incrustada em uma região carente de lazer, mas que está fechada por motivos de segurança. No local há uma grande represa na qual mais de 30 vidas de perderam por afogamento. Diante disso foi celebrado um TAC (Termo de Ajustamento e Conduta) com a promotoria de justiça no qual a prefeitura se compromete a manter o local fechado para evitar novos acidentes.  O projeto de abertura do local como parque urbano, no entanto, não inclui a represa que continuará com acesso proibido.

A prefeitura informou que o projeto paisagístico para implantação do Parque Guaraciaba está em estágio adiantado e já cumpre várias determinações do MP, porém a área onde está o lago permanecerá isolada do restante do parque. A prefeitura informou em nota que já tem a verba para a implantação do parque, que estava previsto para este ano, porém não informou o montante, nem como será feita a segurança para evitar acesso de banhistas. “A Prefeitura de Santo André esclarece que será feito um parque no entorno e a área (da represa) continuará inacessível. A verba já está destinada para a implantação do Parque Guaraciaba”, informou. 

Newsletter RD

Acesso ao Guaraciaba é proibido por causa dos afogamentos ocorridos no lago conhecido como Tancão da Morte (Foto: Banco de Dados)

A administração municipal também informou que fazem parte do projeto: portaria com painéis informativos; passeios atendendo as normas de acessibilidade; circuito para caminhada com áreas para alongamento e ginástica; ciclovia e bicicletário; quadras poliesportivas; praças e áreas de convivência; playground; redário; espaço para eventos, aulas e exposições; sede administrativa com vestiários e refeitório para funcionários; mirante; “praia gramada” apenas para contemplação dos lagos; será feita a recuperação da vegetação com o plantio de árvores nativas regionais, frutíferas e cobertura vegetal; implantação de comunicação visual; e o parque contará com estacionamento.

“O objetivo deste projeto é implantar um Parque Urbano em uma região que carece de equipamentos de lazer e recreação. No local são encontradas nascentes e remanescentes de vegetação nativa, que agregam o conceito de preservação e benefícios ambientais e a estrutura de Parque Urbano. Além disso, é importante destacar que a implantação do parque estará pautada na segurança de seus usuários, já que o lago possui um histórico de acidentes e fatalidades. A GCM mantém a segurança no local”, informou a prefeitura em nota.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes