Trump diz que China precisa fechar acordo comercial com EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a China irá eventualmente fechar um acordo comercial com a Casa Branca porque “eles terão de fechar”.

Em entrevista à emissora americana CNBC, Trump afirmou que a China está ficando “absolutamente devastada”, uma vez que empresas estão deixando o país asiático e “indo para outras partes, incluindo os EUA”.

Newsletter RD

Trump disse ainda que se o presidente da China, Xi Jinping, não for à reunião de líderes do G20 no Japão, no fim do mês, tarifas dos EUA entrarão em vigor sobre mais US$ 300 bilhões em produtos chineses de imediato. Trump, no entanto, disse ter a expectativa de se encontrar com o líder chinês às margens do evento para discutir um pacto comercial entre os dois países.

Trump comentou também que Washington tentou buscar um acordo com o México sobre a crise migratória por meses, mas que as partes apenas chegaram a um consenso, anunciado na última sexta-feira (07), depois que ele ameaçou tarifar todos os produtos mexicanos. Diante do acerto, a Casa Branca decidiu suspender as tarifas, que entrariam em vigor hoje.

Segundo Trump, o México tomou 30% das montadoras dos EUA e, se as tarifas tivessem sido aplicadas, essas companhias voltariam para o território americano. No entanto, agora que o acordo com os mexicanos foi fechado, os EUA serão um “grande parceiro” do vizinho do norte, afirmou o presidente.

Trump também voltou a criticar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) por ter elevado suas taxas de juros demasiadamente, o que, segundo ele, colocou a economia dos EUA “em desvantagem”.

Por outro lado, Trump descreveu as tarifas adotadas pelos EUA como “uma coisa linda”, que estão dando “tremenda vantagem para nós”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes