Durante a visita do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlo Pejo, ao ABC, nesta quarta-feira (5), as sete cidades da região apresentaram seus projetos para a área. Sem a certeza de recursos para todos os objetivos, as prefeituras elencaram prioridades para conseguir destravar as propostas. Pejo ainda comentou que espera a decisão do Governo do Estado sobre a destinação da linha 18-Bronze.
O representante do Governo Federal conversou com representantes das sete cidades da região e os membros do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Além disso, fez uma visita técnica em Mauá. Após a avaliação, se viu que o mais viável para os municípios é que cada um priorizasse um projeto cada.
“Temos um orçamento do programa Avançar Cidades na ordem de R$ 4 bilhões e estamos disponíveis para as cidades e seus projetos. Algumas das propostas apresentadas estavam mais avançadas e outras menos, mas o que mais gostei foi a integração entre todas e a situação de que a maior parte da população da região se desloca dentro dela, fato que ajuda nessa melhora da mobilidade”, disse o secretário.
Segundo a coordenadora do GT de Mobilidade Urbana do Consórcio ABC, Andrea Brisita, entre os projetos prioritários estão as construções dos corredores de ônibus integrados em três eixos: Corredor Sudeste (entre São Caetano, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires); Guido Aliberti; e Leste/Oeste, de São Bernardo até o Terminal Central de Diadema, além do projeto de um terminal na avenida Itapark, em Mauá.
Na visão do secretário executivo da entidade regional, Edgard Brandão, pelo menos 74% dos projetos nas linhas urbanas integrariam com a linha 18-Bronze e vão de acordo com o objetivo de desafogar a situação atual do transporte coletivo na região. “O metrô seria apenas um complemento dos outros projetos de mobilidade. Enquanto alguns já estão em execução e até em fase de acabamento, o metrô demoraria anos para de fato funcionar”, garante. As propostas terão suas respectivas respostas em até 15 dias.
Linha 18
Sobre a linha 18-Bronze (Tamanduateí-Djalma Dutra), Pejo afirmou que o Governo Federal está aguardando a resolução sobre o projeto e que não poderia ter uma ingerência sobre o assunto, mas que a União estava disposta a ajudar no que for possível.
O Governo do Estado prometeu até o final deste mês anunciar o modelo que será adotado. Dois estão na lista, o primeiro é o monotrilho, conforme o projeto original. A segunda propositura é transformá-lo em um BRT (Bus Rapid Transit), por ser mais barato.
(Informações: Amanda Lemos e Carlos Carvalho)