Roubos caem no Estado em abril; capital tem alta nos homicídios

Caiu a quantidade de roubos registrada em cidades do Estado de São Paulo ao longo do mês de abril deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Em abril deste ano aconteceram 20.778 casos, o equivalente a 692 por dia – em abril de 2018, o número era de 759 roubos diários. Os registros incluem desde pequenos roubos de celular cometidos contra pedestres à invasão domiciliar e contra estabelecimentos comerciais.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 24, pela Secretaria da Segurança Pública. Os números referentes a roubos de veículo, a banco e de carga também registraram redução. A queda também foi notada em crimes como homicídio, onde a quantidade de vítimas foi reduzida em 3%, e latrocínio (-42%).

Newsletter RD

O coronel Alvaro Camilo, secretário executivo da Polícia Militar, disse ao Estado que dois fatores explicam a melhora no cenário da segurança: serviço de inteligência e operações. Ele cita as operações SP Mais Seguro e Rodovia Mais Segura como exemplos de ocasiões em que o policiamento é reforçado nas ruas. “Nesses dias, o efetivo praticamente dobra, o que tem efeito principalmente sobre o crime de roubo”, diz.

O trabalho de investigação, acrescenta Camilo, permite que a Secretaria identifique as chamadas “manchas criminais”, áreas nas cidades em que o crime é mais frequente. “O efetivo tem sido deslocado para onde o risco de o crime acontecer é maior. Isso tem permitido uma pronta-resposta eficaz.”

Por outro lado, os registros de estupro voltaram a crescer, com 1.018 casos ao longo do mês de abril no Estado, alta de 6%. Os furtos gerais também tiveram alta, chegando a 44 mil casos em 30 dias. Camilo estima que cerca de 40% desses registros sejam referentes a furtos de celular.

Capital tem alta de assassinatos

A cidade de São Paulo voltou a ter aumento de homicídios em abril. Foram 59 assassinatos ante 56 no mesmo período do ano passado. Essa é a segunda alta mensal consecutiva na capital. A Secretaria da Segurança não apresenta uma causa específica para o aumento. O coronel Camilo não acredita que a alta tenha grande relevância. “Quando estamos com números baixos fica cada vez mais difícil reduzir. Não vemos essa alta como indicativa de alguma tendência.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes