Desempenho do Caged é puxado por serviços e indústria de transformação

O coordenador-geral de estatísticas da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Mário Magalhães, destacou na tarde desta sexta-feira, 24, que o desempenho do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – que registrou a abertura de 129.601 vagas no mês – foi puxado pelos setores de serviços (66.290 postos formais) e indústria de transformação (20.479 vagas de trabalho).

No setor serviços, os segmentos de serviços médicos, odontológicos e veterinários lideraram a criação de empregos, com 20.589 vagas. Os segmentos de comércio e administração de imóveis criaram 13.023 postos de trabalho. “O aumento relacionado a aluguéis e serviços de engenharia mostra que a construção civil tem mostrado recuperação”, avaliou Magalhães.

Newsletter RD

Os segmentos de transportes e comunicações registraram a criação de 11.102 vagas no mês passado. “A maior parte se refere à abertura de empregos no transporte de cargas, sinalizando um maior dinamismo no varejo”, acrescentou o coordenador. Já os serviços de educação abriram 9.270 vagas em abril.

Já no setor industrial, o destaque foi o segmento de produtos alimentícios, com 9.884 vagas em abril, puxadas pela fabricação de álcool. Na sequência, a indústria química abriu 7.680 vagas no mês. Já a indústria têxtil criou 1.845 postos de trabalho.

Por outro lado, houve fechamento de 1.136 vagas na indústria de papel e produtos gráficos. “Com a substituição pelos meios digitais, a perda de emprego nesse segmento é estrutural e tende a continuar ao longo do tempo”, explicou Magalhães.

Na construção civil, a abertura de 14.067 postos foi impulsionada pela criação de 5.365 vagas na construção de edifícios, seguidos pelos 2.148 empregos na construção de rodovias e ferrovias. Houve ainda a abertura de 1.525 postos de trabalho no segmento de instalações elétricas.

Magalhães também destacou a abertura de 13.907 vagas na agropecuária em abril. “A partir de abril veremos novos saltos na criação de vagas do setor. O resultado dos empregos na agropecuária em 2019 deve ser superior ao do ano passado”, completou.

Ele citou ainda que o comércio varejista continuou sustentando o ritmo de crescimento que vem apresentando ao longo do ano. Dos 12.291 postos abertos em abril, 11.300 vagas foram criadas no varejo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes