Os serviços de revisão (quando o segurado não concorda com o valor do benefício), recurso (quando não concorda com a decisão do INSS em relação ao pedido) e cópia de processos passaram a ser realizados somente pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135.
A partir de agora, ao pedir um desses serviços, o segurado será atendido totalmente a distância, sem precisar, como antes, ir à agência para levar documentos e formalizar o pedido. Ele só vai ao INSS se necessário.
Esses serviços representam uma média de mais de 70 mil atendimentos presenciais por mês. Agora poderão ser realizados sem sair de casa, o que proporcionará maior conforto e economia ao cidadão, que não precisará se deslocar até uma agência –inclusive em outras cidades – para acessar os serviços.
Meu INSS
No gov.br/meuinss é possível acessar vários serviços além de atualizar dados como endereço e telefone.
Para acessar os serviços de cópia de processo, revisão e recurso pelo Meu INSS, basta clicar em “Agendamentos/Requerimentos”, escolher o requerimento ou “novo requerimento”, atualizar os dados caso seja pedido e, logo em seguida, escolher a opção “Recurso e Revisão” ou “Processos e Documentos”, se o que se busca é uma cópia de processo.
A senha inicial para acesso ao Meu INSS pode ser obtida no próprio site/app, ou por meio do Internet Banking da rede credenciada (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi).
Os serviços de revisão, recurso e cópia de processos também podem ser requeridos pelo telefone 135.