Os lojistas vão ter de trabalhar mais para garantir vendas. O consumidor está menos disposto a comprar presentes neste Dia das Mães, comemorado em 12 de maio. A Pesquisa de Intenção de Compras (PIC), realizada todo ano pela Universidade Metodista, em São Bernardo, aponta que os filhos pretendem gastar 6,5% menos que a mesma data do ano passado, o que corresponde à movimentação de R$ 129 milhões no comércio varejista do ABC, já descontada a inflação. O estudo ouviu 390 consumidores entre 5 a 11 de abril, nas sete cidades da região.
“Considerando as incertezas políticas e econômicas materializadas nos indicadores recentes do Produto Interno Bruto e na taxa de desemprego, entre outros, o Dia das Mães de 2019 deverá ser pior que o do ano passado, interrompendo a esperada recuperação que parecia iniciar-se no ano passado”, explicam os pesquisadores sobre a queda.
O preço médio que os consumidores revelaram estar dispostos a pagar por presente é de R$ 143, ou seja, sem variação real comparado aos R$ 138 encontrados na PIC do ano passado. Os presentes mais procurados serão vestuário, joia e bijuteria (26% da preferência), perfumes e cosméticos (20%) e flores (7%). Também foram citados: cesta de café da manhã/doces, utensílios de cozinha, objetos de decoração e eletrodomésticos. Na lista ainda surgem, mas com menor frequência, celular, DVD e viagem. Detalhe é que os homens têm demonstrado maior propensão ao gasto do que as mulheres.
Os consumidores apontaram que deverão presentear em primeiro lugar as mães (54%), depois as sogras (13%), avós (11%) e esposas (10%). A maior parcela dos entrevistados (53,3%) se concentra na faixa de 3 a 10 salários mínimos. Entre os estabelecimentos preferidos para compra estão os shopping centers (41,8%), seguidos do comércio formal do centro da cidade (26%), da internet (17,3%) e do comércio de bairro (7,9%).“A preferência pelo comércio formal do centro da cidade permaneceu estável ao longo desse mesmo período de comparação”, afirmam.
Atenção ao desejo dela
São Bernardo, Santo André e São Caetano são as cidades mais preferidas para o consumidor gastar com a mãe, de acordo com a pesquisa, que ainda apontou os principais determinantes citados na escolha dos presentes: o desejo da pessoa a ser presenteada (37,8%), seguido do preço (28,2%), qualidade do produto (17%) e desconto/promoção (13,1%).
Com relação às formas de pagamento, as preferências apontadas foram cartões de crédito (42%), de débito (34%), pagamento em dinheiro (23%) e cartão de loja (2%). Comparativamente ao ano anterior, houve ampliação das opções pelo pagamento com cartão de crédito e retração na disposição de pagar com dinheiro.
A pesquisa é uma iniciativa do Observatório Econômico, por meio do Curso de Ciências Econômicas, e vem contribuir com a execução de estratégias do comércio varejista do ABC para realizar vendas relativas à data.