Unidades Sto.André e São Caetano estão adiantadas

A implementação das unidades da Fatec em Santo André e São Caetano estão em fase adiantada, de acordo com João Mongelli Netto, assessor para a Educação Superior do Centro Paula Souza. Em Santo André, ficará na área da ETE (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, no Centro. O curso de Eletrônica na modalidade autotrônica, ou seja, embarcada em veículos, será criado em parceria com empresas automobilísticas.

“São previstas 40 vagas, abrindo o vestibular em dezembro. Pode, inclusive, haver um vestibular especial – fora de época. O processo encontra-se em apreciação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e do Conselho Estadual de Educação”, informa o assessor para a Educação Superior.

Newsletter RD

Mongelli Netto informa que o curso é pioneiro entre as Fatecs. “Há um estudo de segundo curso até 2008, em São José dos Campos. O profissional será habilitado há atuar em tecnologias aprimoradas com chip. É um avanço considerável”, considera o assessor.

O projeto do curso de TI na futura Fatec de São Caetano também está em fase adiantada. “Já há um investimento do governo do Estado para mobiliário e equipamento, na ordem de R$ 500 mil. Realizamos uma parceria com a Prefeitura, para abrigar a unidade em terreno público contíguo à ETE Jorge Street, no jardim São Caetano. Existe a possibilidade de um primeiro vestibular para o segundo semestre de 2007”, afirma o assessor para a Educação Superior do Centro Paula Souza.

De acordo com o engenheiro Júlio Marcucci Sobrinho, da Prefeitura de São Caetano, o município construirá o prédio, que abrigará a futura instalação da Fatec. O edital de licitação deve ser publicado até o fim do ano. “A unidade terá 14 salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, entre outras dependências. A duração da obra é estimada para um ano a um custo estimado de R$ 3 milhões”, explica. Durante a fase de construção, as aulas estão previstas a ocorrer no próprio prédio da ETE.

Para Fausto Cestari, diretor de Desenvolvimento Econômico do município, a unidade trará um impacto positivo à região. “A TI é a vocação do município e o currículo atenderá às necessidades de empresas do APL, que hoje conta com cerca de 120 empresas”, diz.

No Estado, existem 26 Fatecs, que oferecem 4 mil vagas. “Temos uma demanda muito grande de candidatos, que chega a 26 mil. Estima-se que em dezembro, suba para 30 mil. Por isso, é necessário atender a essa pressão social, o que o Grande ABC irá contribuir”, diz Mongelli Netto (SR).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes