Sindicato inicia negociação com a Ford e marca nova assembleia

Trabalhadores reafirmavam o pedido de boicote à montadora (Foto: Adonis Guerra/SMABC)

Após 17 dias do anúncio do encerramento das atividades da Ford na planta de São Bernardo, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC iniciaram nesta quinta-feira (7) a série de reuniões com os diretores da montadora em Detroit, nos Estados Unidos. Novos encontros vão ocorrer nesta sexta-feira (8), e uma nova assembleia foi agendada para o próximo dia 12.

O presidente da entidade sindical, Wagner Santana, o vice-presidente José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, e o ex-presidente Rafael Marques passaram parte do primeiro dia nos Estados Unidos, onde acompanharam também as imagens do protesto que foi realizado na região central de São Bernardo.
Logo após entraram na primeira das reuniões. Porém, até o fechamento desta edição não houve a confirmação de quais representantes da montadora receberam o grupo. Segundo a apuração realizada pelo RD, haverá outros encontros tanto com diretores da Ford quanto com sindicatos americanos. A volta do grupo está marcada para o próximo sábado (9).

Newsletter RD

Além disso, haverá nova assembleia com os trabalhadores na próxima semana para apresentar o resultado da viagem ao Exterior. A expectativa do sindicato é que haja o convencimento de novos investimentos na planta são-bernardense a partir da própria Ford ou da parceria da montadora com outras marcas, algo já tentado pela empresa, sem sucesso.

A possibilidade de compra da planta é algo que não vai de acordo com o pensamento dos sindicalistas, que consideram a opção inviável para garantir os cerca de 2 mil empregos na cidade e nem os quase 28 mil da cadeia produtiva. Até o momento apenas a Caoa, dona da marca chinesa Chery, demonstrou interesse pelo local.

A unidade de São Bernardo é responsável pela fabricação de caminhões, na qual a Ford é a quarta montadora que mais vendeu no País em 2018, com um pouco mais de 9 mil unidades, e do New Fiesta, modelo que foi o 49º mais vendido no Brasil no ano passado.

Incentivos
O governo do Estado anuncia nesta sexta-feira (8) plano de incentivos fiscais para o setor automotivo. A expectativa é que a novidade não seja específica nem para a Ford e nem para General Motors, que também aguarda o anúncio dos planos municipais de São Caetano e de São José dos Campos. Neste caso, os projetos só serão conhecidos no dia 19, segundo fontes ouvidas pela reportagem.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes