Juros fecham perto da estabilidade, após queda do dólar perder força

Os juros futuros fecharam a sessão estendida desta sexta-feira, 22, perto da estabilidade, após terem terminado a etapa regular com viés de baixa. No fim da tarde, o apetite pelo risco no exterior diminuiu ligeiramente, e o dólar, que oscilou à tarde no patamar dos R$ 3,73, reduziu as perdas ante o real, voltando à casa dos R$ 3,74. O noticiário doméstico foi fraco, assim como a agenda, e incapaz de definir um norte para as taxas futuras.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2020 encerrou a 6,440% (regular) e 6,450% (estendida, na máxima), de 6,430% na quinta no ajuste, e o DI para janeiro de 2021 terminou com taxa de 7,05% (regular e estendida), de 7,081% no ajuste. A taxa do DI para janeiro de 2023 caiu de 8,192% para 8,15% (regular) e 8,17% (estendida) e a do DI para janeiro de 2025, de 8,712% para 8,68% (regular) e 8,70% (estendida).

Newsletter RD

“O dia foi muito morno para os DIs, ditado pelo exterior, com o câmbio para emergentes mais favorável”, comentou o economista-chefe da Guide Investimentos, João Mauricio Rosal. O dólar foi negociado em baixa quase generalizada, mas ganhou um pouco de força no fim do dia. O apetite pelo risco refletiu a notícia de que o presidente americano, Donald Trump, se reuniria com o vice-premiê chinês, Liu He, na Casa Branca, nesta tarde, o que alimentou a percepção de que um acordo de trégua
na cobrança das tarifas comerciais mútuas, que termina em 1º de março, pudesse ser prorrogado. Porém, nada ainda foi definido e as negociações vão continuar por mais dois dias.

Internamente, as atenções seguem concentradas na reforma da Previdência, que deve começar a tramitar na próxima semana após a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara, no dia 26. “Começa um novo capítulo, agora é a ansiedade com a articulação política, com o timing da aprovação e como o governo vai se portar na negociação”, disse Rosal.

Como esperado pelo mercado, a Aneel definiu que as contas de luz vão permanecer com bandeira verde no mês de março, ou seja sem cobrança extra para os consumidores.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes