Desde o dia 9 de fevereiro não é mais possível fazer integração gratuita no Terminal Itapeva, em Mauá. Com a alteração, somente quem possui o cartão eletrônico consegue utilizar duas linhas de ônibus pelo valor de apenas uma passagem. Os usuários que pagarem a condução em dinheiro precisam desembolsar valor integral (R$ 4,30) de mais uma tarifa, o que tem pesado no bolso de muitos usuários.
É o caso da atendente de telemarketing Bruna Moreira da Silva, 22. Com o novo trajeto (Linha 132 – Itapark/Centro), a jovem diz que não consegue fazer a integração gratuita no Itapeva, e para não comprometer 9,5% do salário mínimo que recebe escolheu sair 30 minutos mais cedo de casa e fazer baldeação gratuita no centro. “Não tenho como abrir mão de quase 10% do que recebo por conta da mudança”, relata.
Por meio de nota, a Prefeitura informa que ampliou o trajeto para atender estes bairros e, assim, atender reivindicação dos moradores da região do Adelina, Real e Camargo. Já o Itapeva passou a atender somente a Linha 145 – Sampaio & Vital/Itapeva, com pagamento direto no ônibus e integração mediante a cartão eletrônico.
Para a assessora de imprensa e roteirista, Brenda Ribeiro, 19, a medida pode ser um ponto positivo para a cidade, por conta do esvaziamento das filas de ônibus e maior respeito aos assentos preferenciais. “Ainda estamos avaliando, mas pelo que vi as filas do ônibus já estão bem menores e, por conta disso, passaram a respeitar mais os assentos preferenciais”, conta.
O Terminal Central continua a atender todas as linhas livremente, sem necessidade de pagamento de uma segunda passagem. Este tipo de integração é denominada como integração física. A segunda opção é utilizar o cartão eletrônico, que depois de acessar qualquer linha, dá direito ao passageiro integrar um segundo itinerário de forma gratuita.
Já no Itapeva, a única integração aceita é a temporal (baldeação no limite de 2 horas). Para isso, o usuário deve fazer o cartão eletrônico, munido de CPF. A Administração informa que no ano passado, 64.784 cartões foram confeccionados, acréscimo de 10% em relação a 2017.
Outros municípios
Em Diadema, o usuário do transporte coletivo pode realizar a integração temporal (com limite de 50 minutos) gratuita, mediante ao uso do cartão Sou-Diadema entre linhas municipais. Em 2018, cerca de 100 mil cartões foram confeccionados.
Também de forma gratuita, a integração em Santo André funciona mediante a apresentação do Bilhete Único Andreense, que permite que o usuário utilize até três linhas de ônibus, num mesmo sentido, no período de 90 minutos em dias úteis e 2 horas nos fins de semana mediante a pagamento de somente uma passagem.
No Terminal da Vila Luzita, há integração física entre 15 linhas, três troncais (fazem integração do Terminal com o Centro) e 12 linhas alimentadoras, que trazem os clientes/usuários dos bairros. Até o momento 66 mil cartões estão ativos na cidade.
As prefeituras de São Bernardo, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não retornaram até o fechamento da edição.